quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Cabo Verde: O BÊBADO, O MENTIROSO E OS BANDOLEIROS



Liberal - Editorial

Como é que alguém com uma vida pública recheada de mentiras, com evidentíssimas deformações de carácter e com suspeitosas práticas desonestas pode ter o arrojo de vir afrontar um homem como Jorge Carlos Fonseca?

Cobardemente, aproveitando a ausência de Jorge Carlos Fonseca, o PAICV/facção Neves, desferiu um vil ataque contra a figura do mais alto Magistrado da Nação, imputando-lhe práticas e atitudes que não teve, descrevendo-o como alguém que não é e acusando-o de violar a Constituição. E fê-lo a duas vozes: por um lado, atirando para a frente o Maurício – ficando-nos a dúvida se o vomitado teria sido sob efeitos outros -, e pela verve de José Maria Neves, que se permitiu fazer insinuações sobre jogos de cartas e relações institucionais, mas, como cobarde que é, atirando o mastim do descomposto secretário-geral para a frente. E, em dois raros momentos mediáticos, revelaram ao país boquiaberto de espanto a sua verdadeira natureza.

Quanto ao Maurício, que por razão de comportamento e carácter, sempre se prestou a tristes figuras – como é conhecido e motivo de galhofa entre os cabo-verdianos -, apenas nos apraz dizer: vá para a frente criatura, e nos seus raros momentos de lucidez socorra-se do curso de Direito, empenhe-se na escrita e faça o que tem a fazer… O Presidente violou a Constituição? Então, sem demagogia e cobardias, aproveite os poucos momentos de lucidez que tem e accione os mecanismos para o impedimento presidencial, como é de Lei! Não fica bem a quem é jurista, mandar uns bafos ardentes para enganar incautos.

Ao PAICV/facção Neves causa estranheza que o novo inquilino do Palácio do Plateau não se vergue ao pantomineiro de Pedra Barro; não cale o que tem a dizer – disse-o até na cara do Governo, com JMN a olhar para baixo, como que apanhado em falta - e seja um fiel intérprete da Carta Magna, como aliás é sua obrigação e jurou defender como “caderno de encargos”; nem se preste a conspirar na sombra, a falar pelas costas ou a ser hipócrita.

Em abono do cidadão Jorge Carlos Fonseca, está uma vida política e cívica irrepreensível que o coloca como protagonista activo dos momentos maiores desta Nação nos últimos anos: combatente da liberdade da Pátria, contra o fascismo e o colonialismo; generoso e dedicado quadro ao serviço do jovem Estado cabo-verdiano; combatente de primeira linha contra o partido único e pela democracia; obreiro do Estado de Direito democrático, académico e prestigiado intelectual aquém e além fronteiras; figura irrepreensível e exemplo de dignidade, honradez e seriedade.

Quanto ao Maurício está tudo dito e nem é nossa intenção perder mais tempo com um cão de fila e repulsiva figura do Partido/Estado que dominou o País durante 15 anos, “juiz” de pacotilha, perseguidor de cidadãos e por aí fora… Do Maurício ninguém se lembrará no futuro!

Mas já quanto à criatura que finge ser estadista e que ocupa o cargo de Primeiro-ministro, importa fazer, de passagem, breve inventário da sua vida política:

- Ainda na “jota” da ditadura, muitos o acusam de perseguir camaradas e amigos. Traiu a juventude.

- Quando se candidatou à Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago, JMN jurou cumprir mandato até ao fim, mas meia dúzia de meses depois, abandonou o cargo de edil para ser presidente do PAICV e Primeiro-ministro. Mentiu aos santacatarinenes;

- JMN é um rapaz mimado e pensa que o mundo gira à sua volta. Quando alguém pensa diferente, quando põe em causa a sua visão das coisas, o menino mimado bate com as curtas pernas no chão, esbraceja e chora. É assim que, no primeiro mandato, por Pedro Pires discordar dele, foi cumprimentá-lo de cara caída – o que foi referido na imprensa e suscitou comentários escarninhos;

- Aristides Lima, Filú, Júlio Correia e muitos outros camaradas, só merecem o seu sorriso quando dizem amém ao chefe. Quando discordam do iluminado de Pedra Badejo, JMN desfere ataques violentos, passando logo a ser assassinos de Cabral, ratos, ratazanas e sabe-se lá mais o quê;

- Em 2006 JMN prometeu mais e melhores água e luz, mas em 2012 a situação ainda está pior. Mentiu aos cabo-verdianos;

- JMN prometeu um barco que ia ligar as ilhas de Cabo Verde. Mentiu aos cabo-verdianos;

- Durante anos, JMN aplicou imposto ilegal aos cabo-verdianos. Foi avisado por todos, mas com a sua birra aboletou-se vários milhões de contos aos cabo-verdianos. E, mesmo depois de o Supremo Tribunal de Justiça ter considerado o acto ilegal, não devolveu um tostão a quem quer que fosse. Roubou os cabo-verdianos.

- Dado à vigarice, JMN apropriou-se de um terreno do Estado para construir residência privada na Prainha e, sem nenhum sentido de dignidade, dizem que aceitou que um “empresário amigo” lhe oferecesse a casa.

- JMN prometeu o 13º mês e o salário mínimo e, depois, deu o dito por não dito. Mentiu aos cabo-verdianos;

- JMN garantiu que o País estava blindado, que a crise jamais chegaria a Cabo Verde. Mas depois também já é nossa…

- Está claro que o que JMN diz num dia não se pode escrever, porque logo no seguinte desdiz o que disse, vindo dizer que não disse. E a culpa é sempre dos outros: ou dos jornalistas, ou da oposição, ou dos camaradas ratos… que não lhe entendem as palavras;

Como é que alguém com uma vida pública recheada de mentiras, com evidentíssimas deformações de carácter e com suspeitosas práticas desonestas pode ter o arrojo de vir afrontar um homem como Jorge Carlos Fonseca? Como é que um partido, que seja minimamente responsável, aproveita a ausência do Chefe de Estado para lhe desferir ataques miseráveis pelas costas e acusações não provadas?

O que pretende o Primeiro-ministro? Qual a intenção do grupo de bandoleiros que é o PAICV/facção Neves?

Liberal

Sem comentários:

Mais lidas da semana