quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Portugal: Confrontos entre trabalhadores e polícia junto à CP durante protesto



Licínio Lima - Diário de Notícias

A PSP usou gás pimenta para dispersar um grupo de trabalhadores ferroviários que ultrapassou uma barreira policial junto à sede da CP, em Lisboa. Os manifestantes entregaram à administração da empresa uma resolução onde protestam contra a redução de salários e os cortes dos subsídios de Natal e de Férias.

A PSP teve de recorrer ao uso de gas pimenta para dispersar um grupo de trabalhadores ferroviários, pertencentes à Comissão de Trabalhadores da EMEF, que se juntou esta tarde de quarta feira junto á sede da CP. O objectivo dos manifestantes era entregar à administração da CP um resolução onde protestam contra a redução de sários naquela empresa metalomecânica, especializada na reparação dos comboios, e o fim dos subsídios de Férias e de Natal.

Um dos manifestantes ainda se queixava de um olhos, atingido com gas pimenta quando explicou ao DN que o grupo apenas pretendia acompanhar à porta a delegação que iria ser recebida pela administração da CP . "De repente a polícia começou a carregar sem necessidade", disse Abílio Carvalho.

Na resolução, os trabalhadores pedem que a CP tenha em conta a "capacidade instalada na EMEF", sobretudo quando "contratualiza ou faz aquisição de material circulante".

Em declarações à Lusa, Vítor Pereira, da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações, afirmou que os trabalhadores quiseram entrar na sede da CP, em Lisboa, "não para agredir ou destruir nada", mas para "demonstrar descontentamento".

Já a porta-voz da CP, Ana Portela, notou que "os trabalhadores tentaram forçar a entrada nas instalações e a polícia tentou impedir", mas não se verificaram confrontos.

Os cerca de 500 trabalhadores da CP, segundo as contas do sindicato, deslocaram-se depois para o Ministério da Economia, para entregar uma resolução semelhante.

"A CP está a entregar a Espanha aquilo que a EMEF sabe fazer e faz bem. Iremos lutar com as armas que temos para que a EMEF não seja desmantelada", disse aos jornalistas Bento Lopes, da comissão de trabalhadores da EMEF depois de ter sido recebido por um representante do Governo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana