quinta-feira, 12 de abril de 2012

Tentativa de furto a Ramos-Horta acaba em demissão de um funcionário do MNE



Sapo TL

O Centro Jornalista Investigativo Timor-Leste (CJITL), esteve três dias a investigar a tentativa de furto do telemóvel do presidente Ramos-Horta por parte de um funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), na residência do Nobel da Paz, em Metiaut, Dili.

Após este acontecimento, o funcionário (com iniciais JT) foi prontamente demitido pelo ministro Zacarias Albano da Costa. De acordo com o jornalista Gil da Silva no passado Domingo, dia 8, por volta das 14h00 o presidente da república recebeu a visita do Ministro dos Negócio Estrageiros moçambicano, Oldemiro Balói na sua residência em Metiau, Dili.

Este encontro tinha sido agendado pelo funcionário do MNE JT. De acordo com uma testemunha anónima, na altura do encontro o funcionário do MNE estava sentado perto do telemóvel do PR e tentou surripiá-lo. Desde a passada Terça-feira, dia10 de Abril, o CJITL tem tentado confirmar esta noticia junto do departamento de protocolo do gabinete da Presidência, sem no entanto obter qualquer tipo de resposta.

No dia seguinte e por volta das 11h30, o CJITL ligou directamente à Asssessora de Imprensa do Ministério Negócio Estrangeiro, Maria Gabriela Carrascalão. Apesar de desconhecer o sucedido, a mesma pediu aos jornalistas para não se criarem boatos, visto esta informação não ter sido ainda confirmada.

No final, o CJITL acabou por receber um comunicado de Maria Gabriela Carrascalão.

“S.E. Ministro dos Negócios Estrangeiros, Dr. Zacarias Albano da Costa, determinou com carácter urgente, para que exonere de imediato o chefe Departamento de Protocolo do Ministério Negócio Estrangeiros”,diz o comunicado.

“S.E. Ministro Zacarias Albano da Costa entende que todos os funcionários têm de dar o exemplo de modo a dar uma boa imagem”, conclui.

Hoje de manhã, às 7h05, o CJITL entrou em contacto com um funcionário do MNE, a confirmar a demissão de JT.

“Ao invés de se demitir uma pessoa envolvida em corrupção, demite-se uma pessoa que foi apanhada em flagrante delito,” desabafa.

JT escusou-se a fazer qualquer comentário do sucedido.

SAPO TL com CJITL

Sem comentários:

Mais lidas da semana