quinta-feira, 12 de abril de 2012

Timor-Leste: FRETILIN apela ao clima de paz durante as Eleições Presidenciais



Timor Digital

«A crise não vai entrar no nosso país novamente»

Díli - Não haverá uma crise, independentemente do candidato que ganhar as Eleições esta segunda-feira, referiu Mari Alkatiri, Presidente em exercício da FRETILINpara quem Francisco Lu-Olo Guterres e Taur Matan Ruak deverão respeitar as regras da democracia.

«A crise não vai entrar no nosso país novamente porque o nosso camarada Francisco Lu-Olo Guterres e o antigo Major-general Taur Matan Ruak não voltarão a transportar armas. Não há necessidade de ter receio», declarou Mari Alkatiri durante a campanha de Francisco Lu-Olo Guterres em Becora, Díli, esta quarta-feira, 11 de Abril.

A Polícia Nacional e as Forças de Defesa foram as únicas entidades com porte de armas e não queriam usá-las.

«A FRETILIN irá sempre promover a paz e a estabilidade, tal como fez depois das eleições de 2007, em que o partido ganhou a maioria dos votos, mas o poder foi dado à recém-formada Aliança de Maioria Parlamentar (AMP)», referiu Mari Alkatiri.

O partido entregou-lhes o Governo, com uma elevada quantia de dinheiro, mas eles utilizaram os fundos sem quaisquer resultados», referiu a o Presidente em exercício da FRETILIN.

Durante o evento de campanha ELEITORAL, Mari Alkatiri disse que o actual Primeiro-ministro, Xanana Gusmão, dividiu o povo de Timor-Leste, o que levou à crise de 2006.

«Convido Xanana Gusmão para ler novamente o discurso que proferiu no dia 23 de Março de 2006. Foi esse discurso que dividiu o país entre o Oeste e o Leste», revelou o responsável da FRETILIN.

Se for eleito Presidente, Francisco Guterres disse que usaria o seu poder constitucional para defender os direitos do povo e fortalecer a paz e a unidade nacional.

Taur Matan Ruak apelou a todos os timorenses para um clima de calma e serenidade, para a realização de eleições não-violentas.

«Peço o respeito aos candidatos e a todas as regras e leis que governam este processo.Não prestem atenção a quaisquer boatos e informações falsas. Evite ficar envolvido nas intimidações ou qualquer forma de violência», apelou o antigo Major-general.

Na sua campanha eleitoral, no distrito de Covalima, esta quarta-feira, Taur Matan Ruak disse que irá fortalecer a unidade nacional caso se torne Presidente da República, e que está confiante de que irá ganhar as Eleições.

No sub-distrito de Maliana, Bobonaro, o antigo Major-general das Forças Armadas disse que vai abraçar todos os povos.

Em Díli, esta quarta-feira, a Organização Resistência em Massa declarou o seu apoio para com Taur Matan Ruak, dizendo que o ex-Major-general tem capacidade e maturidade políticas para assumir o papel e garantir a paz.

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Mais lidas da semana