sexta-feira, 22 de novembro de 2013

DOCUMENTO CONFIDENCIAL DA UNITA ORIENTA VIOLÊNCIA NAS MANIFESTAÇÕES

 


A par das tensões que norteiam o ambiente político interno e em função dos supostos assassinatos de dois activistas cívicos, nomeadamente, Alves Kamulingue e Isaías Cassule, e na antevisão da manifestação convocada pelo partido UNITA, a nossa redacção teve acesso a um documento confidencial, exarado a partir do Gabinete de Isaías Samakuva, que procede a uma série de orientações aos seus militantes e operativos encarregues de organizar a manifestação de dia 23 de Novembro.
 
O documento é explícito ao afirmar que um grupo deverá mobilizar a população e caminhar até ao palácio presidencial. De lá não sairão até que o presidente Eduardo dos Santos seja destituído do cargo.
 
O “Decreto Samakuva” que está a circular em todas delegações provinciais do partido com orientações precisas, já recebeu “despacho de disponibilidade” de Benguela, Huambo e Bié, que enviarão seus militantes para se posicionarem “à altura das orientações” constantes no documento, dizem em missivas dirigidas ao Secretário-Geral do galo negro.
 
De acordo com o mesmo documento, o presidente Samakuva pensa não ser possível a UGP matar todos os manifestantes de uma só vez, pelo que “vale a pena arriscar”.
 
Nossa fonte confirmou que as reuniões dos chamados “operativos” decorrem sob a supervisão do Secretário- Geral Victorino Nhany, e acontecem todos os dias no período das dezanove até vinte e duas horas, uma agenda que deverá manter-se até à data da realização da referida manifestação.
 
O que se previa ser uma manifestação pacífica, começa a tomar contornos de violência que pode abalar a estabilidade política e até mesmo social do país, um fardo que poucos estarão dispostos a assumir.
 
Cópia do documento a que tivemos acesso:

Clicar para ampliar
 




Sem comentários:

Mais lidas da semana