quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Guiné-Bissau: PAIGC EM CONGRESSO PARA ELEGER NOVO LÍDER

 


Cerca de 1200 militantes do PAIGC, partido histórico da luta anticolonial e da independência da Guiné-Bissau, iniciam esta quinta-feira, 30, uma reunião de quatro dias em Cacheu, no norte do país. O congresso tem como ponto partida rever os estatutos e eleger o futuro líder do partido, que deverá substituir Carlos Gomes.
 
Segundo a rádio RFI, para além de rever os estatutos do PAIGC, vai estar na mesa duas propostas que defende modelos de organização assentes na liderança de um secretário geral ou de um presidente, com prerrogativas distintas quer ao nível partidário, quer ao nível do Estado.
 
O Congresso deverá eleger um líder para o PAIGC, que vai substituir Carlos Gomes Júnior, derrubado pelo golpe militar de 12 de Abril de 2012, e que se exilou em Portugal.
 
Estão na corrida para secretário-geral, Domingos Simões Pereira, Aristides Ocante da Silva, Cipriano Cassamá e Daniel Gomes, e para presidente, Braima Camará, Carlos Correia e Satu Camará.
 
O novo presidente do partido terá a missão de aplicar a estratégia do PAIGC, para as próximas eleições de marco próximo.
 
A Semana (cv), com África 21 digital
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana