quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

CIMEIRA PORTUGAL-MOÇAMBIQUE REALIZA-SE EM MARÇO

 


"Identidade de pontos de vista" sobre adesão da Guiné-Equatorial à CPLP
 
É já no próximo mês que se vai realizar a cimeira bilateral Portugal/Moçambique. A decisão foi tomada pelos ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois países à margem da preparação da reunião do Conselho de Ministros da CPLP. Ambos afirmaram ainda que partilham a "identidade de pontos de vista" sobre adesão da Guiné-Equatorial à organização.
 
O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Rui Mahcete, e o seu homólogo moçambicano Oldemiro Baloi decidiram, esta quarta-feira, realizar a cimeira bilateral entre os dois países no próximo mês de março, de acordo com o semanário Expresso.
 
A decisão foi tomada hoje por Rui Machete e Oldemiro Baloi em Maputo, no encontro marcado para discutir os temas de interesse bilateral entre os dois estados e a preparação da reunião do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
 
Foi aliás à margem desta circunstância, e em declarações aos jornalistas, que os governantes declararam também comungar de uma "identidade de pontos de vista sobre as condições de adesão da Guiné-Equatorial" à organização lusófona.
 
"Eu não gostaria de estar a produzir declarações hoje sobre uma reunião que se vai dar amanhã, há um roteiro que a Guiné-Equatorial escolheu cumprir e naturalmente vai cumprir", disse Rui Machete.
 
Por seu lado, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique afirmou que o país subscreve a ideia de que a Guiné-Equatorial deve respeitar o plano de adesão que lhe foi imposto pela CPLP.
 
O roteiro definido pela CPLP para a adesão da Guiné Equatorial, condicionada ao parecer positivo de todos os membros, prevê, entre outras medidas, a promoção do uso do português - a língua principal do país é o espanhol - e a adoção de uma moratória sobre a pena de morte.
 
Notícias ao Minuto, com subtítulo Lusa-PG
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana