sábado, 27 de dezembro de 2014

BES: Investidores internacionais lançam novos processos contra Governo, Banco de Portugal e CMVM




Ministério das Finanças, Banco de Portugal e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários são os alvos de novas ações na justiça lançadas por fundos internacionais que detêm dívida do BES. São duas dezenas de investidores que querem ter acesso a informação sobre a divisão do antigo Banco Espírito Santo.

O grupo, entre outras questões, pretende saber se foi ponderada a recapitalização do BES com recurso a investidores privados a acionistas do banco ou através do recurso a fundos públicos. Existiram condicionalismos externos, nacionais ou estrangeiros para se avançar coma resolução? E de que forma e quando é que o Banco de Portugal teve conhecimento dos problemas no BES.

As dúvidas são muitas e levaram o grupo de investidores internacionais a avançar com novas ações judiciais, dois meses depois de contestarem a resolução do BES. Desta vez, os alvos são o Governo, o Banco de Portugal e a CMVM.

Fonte próxima destes investidores que detêm obrigações do BES, avançou à agência Lusa que eles reclamam o direito de acesso a toda a informação relacionada com a intervenção pública na instituição... de forma a que lhes permita compreender a decisão de dividir o BES em duas entidades, o 'banco mau' e o Novo Banco.

A mesma fonte, explicou à agência Lusa, que os novos processos são sequência do silêncio que estes investidores encontraram em Portugal. Antes de entrarem com os processos nos tribunais foram dirigidos pedidos ao Ministério das Finanças, ao Banco de Portugal e à CMVM de acesso à informação, mas até agora não conseguiram obter qualquer tipo de dados requeridos. Alguns pedidos foram recusados e outros foram objeto de pedidos de prorrogação do prazo de resposta.

Segundo a agência Lusa, estes investidores são essencialmente fundos de investimento estrangeiros que detêm obrigações subordinadas do BES emitidas no final do ano passado e cujo valor ascende a 750 milhões de euros.

TSF

Leia mais em TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana