terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

INDONÉSIA AMEAÇA RECONSIDERAR COMPRA DE MATERIAL MILITAR AO BRASIL




Banguecoque, 24 fev (Lusa) -- O Governo da Indonésia ameaçou reconsiderar a compra de material ao Brasil na sequência da deterioração das relações entre ambos os países provocada pela execução de um brasileiro em janeiro, informou hoje a imprensa local.

A Indonésia chamou no sábado o seu representante no Brasil e apresentou um protesto formal às autoridades brasileiras porque a Presidente Dilma Rousseff adiou, na sexta-feira, o recebimento das credenciais do novo embaixador indonésio, Toto Riyanto, até haver uma clarificação da situação das relações diplomáticas entre as duas nações.

Na sequência do incidente, o vice-presidente indonésio, Jusuf Kalla, disse que Jacarta poderia reconsiderar a compra de 16 aviões de combate EMB-314 Super Tucano e lança-mísseis, segundo o diário The Jakarta Post.

As relações entre o Brasil e a Indonésia atravessam um período de crescente tensão desde que a nação asiática executou o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira por tráfico de droga, ignorando o pedido de clemência da Presidente brasileira.

Rousseff, que chamou a consultas o embaixador em Jacarta após a execução de Cardoso, também pediu clemência para Rodrigo Muxfeldt Gularte, cuja execução por um pelotão de fuzilamento está prevista para este mês.

Neste caso, o Brasil pede a suspensão da execução e a hospitalização de Muxfeldt Gularte, que sofre de esquizofrenia segundo admitido pelas próprias autoridades indonésias, que o condenaram por tráfico de droga.

FV (AYN) // JCS

Sem comentários:

Mais lidas da semana