segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Ações de Biden ecoam ao isolacionismo e populismo de Trump

# Publicado em português do Brasil

Johnny Luk* | Aljazeera | opinião

Se os aliados dos EUA pensavam que a era do populismo ao estilo de Trump havia acabado, as últimas semanas destruíram essa impressão. Quando se tornou presidente, Joe Biden - eleito sob a premissa de ser um estadista calmo e experiente - declarou: “A América está de volta”. Mas não me senti assim.

O mandato de Trump como presidente foi profundamente prejudicial às relações internacionais, com muitos líderes mundiais considerando a formulação de políticas dos EUA imprevisível na melhor das hipóteses, e imprudente na pior. Isso foi visto com mais destaque na forma aleatória e caótica como as decisões políticas foram anunciadas nas redes sociais, no manejo incorreto da pandemia COVID-19, na eliminação de acordos cuidadosamente negociados, como o acordo nuclear com o Irã e na forma como muitos aliados e instituições anteriormente confiáveis, como a UE e a OTAN, foram alienados.

As políticas de Trump definiram a barreira muito baixa para seu sucessor reafirmar o status do país como uma superpotência global. Assim, Biden recebeu elogios iniciais por seu tom reconfortante de unidade e por devolver os Estados Unidos à Organização Mundial da Saúde (OMS) e ao Acordo do Clima de Paris, dos quais Trump havia se retirado dos Estados Unidos.

'Não ouvir conselhos sensatos'

No entanto, a derrocada do Afeganistão ofereceu uma verificação da realidade, com a abordagem de Biden tendo uma notável semelhança com a de seu antecessor. Embora os presidentes dos EUA procurem uma saída do Afeganistão há anos, a maneira como Biden lidou com a retirada desmentiu sua reputação de competência estável e coordenação inclusiva com parceiros próximos.

Isso pode ser porque Biden, como Trump, tem muita autoconfiança - ou, como seus detratores provavelmente teriam, uma tendência arrogante que o impede de ouvir conselhos sensatos. Acredita-se que tanto seu secretário de Estado quanto o secretário de Defesa tenham se oposto a uma saída abrupta do Afeganistão.

Os principais generais de Joe Biden testemunharam recentemente sob juramento no Comitê das Forças Armadas do Senado que recomendaram manter 2.500 soldados americanos no Afeganistão, contradizendo diretamente as declarações de Biden de que não recebeu tal conselho militar.

Os EUA também mal consultaram seus aliados quando, após 20 anos, se retiraram do país, apesar de haver 7.000 aliados da OTAN totalmente dependentes da infraestrutura dos EUA lá. O súbito abandono do estrategicamente importante aeroporto de Bagram durante a noite é um exemplo dessa tomada de decisão unilateral, com os EUA deixando sua maior base no país sem nem mesmo informar seus parceiros afegãos, que acordaram na manhã seguinte sem eletricidade. Essa falta de comunicação sem dúvida contribuiu para a queda do moral entre as forças afegãs, ajudando assim a acelerar a tomada do Taleban.

O plano de Biden para o Afeganistão ecoou assustadoramente o de Trump.

Embora o cronograma tenha mudado alguns meses, o governo dos EUA insistiu em seguir o plano de partida de Trump, que havia sido negociado com o Taleban. Isso é estranho, considerando que a tendência geral da maioria dos políticos é rejeitar rapidamente os planos do governo anterior, como costuma ser politicamente conveniente.

'Parceiros antagonizadores'

À medida que a situação de segurança se deteriorava rapidamente, Biden, tendo permanecido quieto por dias, finalmente emergiu e usou a retórica livre de humildade de Trump para justificar a retirada, esquivando-se de seus próprios erros e colocando o colapso da segurança na falta de vontade dos parceiros afegãos. Essas inverdades foram duramente criticadas por veteranos que elogiaram a coragem das tropas locais.

Biden continuou a seguir os passos de Trump em antagonizar parceiros, recentemente enfurecendo a França, um membro chave da OTAN, depois de assinar discretamente uma nova parceria de segurança "AUKUS" entre o Reino Unido, os EUA e a Austrália, que incluirá colaboração em Inteligência Artificial, nuclear. submarinos com motor e tecnologia de defesa inovadora.

Isso levou a Austrália a encerrar um contrato de submarino de US $ 66 bilhões que havia assinado com a França, destruindo os planos geoestratégicos desta última para a região do Indo-Pacífico.

A França ficou tão furiosa que retirou seu embaixador nos Estados Unidos, uma primeira vez na história dos dois países, e também chamou de volta seu principal diplomata da Austrália. Seu ministro das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian, acusou Biden de se comportar de uma maneira "brutal e imprevisível" que lembra a era Trump.

Embora o Reino Unido, recém-independente da União Europeia, deva estar encantado com o fortalecimento dos laços com os EUA, a UE está sendo forçada a reunir apoio para seu estado-membro, a França. Os apelos da UE por maior “autonomia estratégica” ficaram mais altos, já que alguns países membros temem que Biden esteja agindo com tanto desprezo quanto Trump, fraturando a unidade ocidental no processo.

Apesar de ter se beneficiado enormemente com este acordo, a Austrália não foi poupada do constrangimento ao estilo de Trump, com Biden aparentemente esquecendo o nome do primeiro-ministro australiano Scott Morrison durante uma cúpula crítica, referindo-se a ele como “aquele sujeito lá embaixo”.

Muitos países dependem fortemente dos EUA para proteção, portanto, a falta de uma abordagem inclusiva com os aliados tradicionais tem implicações para uma política de segurança global mais ampla.

Os EUA são um dos dois maiores contribuintes para a aliança da OTAN, fornecendo pouco mais de 16 por cento do financiamento. E tem dezenas de milhares de soldados posicionados no Japão, Coreia do Sul, Alemanha, Itália e, até recentemente, no Afeganistão. Biden manterá suas garantias de segurança de longo prazo intactas ou continuará a seguir o caminho de Trump de afrouxar os compromissos, assim como fez com o Afeganistão?

Visando eleitores de colarinho azul

Biden também adotou a abordagem de Trump nas questões econômicas, tendo mantido grande parte das políticas protecionistas do governo anterior. Por exemplo, Biden promoveu iniciativas de recolocação de recursos como “Buy American” e manteve as tarifas sobre aço e alumínio para proteger os trabalhadores domésticos de aço pesado dos EUA.

Essas políticas visam claramente os mesmos eleitores de colarinho azul que fizeram a diferença na surpreendente vitória de Trump nas eleições de 2016, mas também ajudam a consolidar a antiglobalização e ignora os apelos de instituições internacionais como o FMI para eliminá-los.

Apesar disso, os EUA continuarão a ser um ator global. É muito rico, conectado em rede e militarmente poderoso para ser ignorado. E com sua queda nas avaliações pessoais, Joe Biden pode aprender com seus erros iniciais e transformar sua retórica inclusiva em realidade. Mas com a política dos EUA mais polarizada do que nunca, os aliados terão que decidir se a América pode ser um parceiro confiável no longo prazo ou se o espírito de Trump continuará a ser sentido nas políticas do país.

* Johnny Luk é um conselheiro estratégico, governador de universidade e concorreu ao parlamento do Reino Unido como candidato conservador em 2019. Anteriormente, trabalhou nas negociações do Brexit como parte do governo do Reino Unido e foi ex-campeão britânico júnior de remo.

Imagem: Biden // Carlos Barria / Reuters

Sem comentários:

Mais lidas da semana