quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Brasil garante "colaborar com êxito" com presidência moçambicana da CPLP em 2012




MMT - LUSA

Maputo, 19 out (Lusa) - Os governos brasileiro e moçambicano reiteraram hoje o compromisso de fortalecimento da CPLP e dos seus objetivos, tendo o Brasil assegurado "colaborar com êxito" com a presidência moçambicana da organização, a partir do próximo ano.

A promessa foi feita pelos presidentes de Moçambique, Armando Guebuza, e do Brasil, Dilma Roussef - que hoje terminou a visita de dois dias aquele país africano - durante as conversações sobre as relações bilaterais.

Os dois chefes de Estado garantiram ainda reforçar os laços de cooperação entre ambos os países, por considerarem que há "importantes realizações" já com resultados positivos nos mais de 40 projetos em curso em áreas como agricultura, ciência e tecnologia, saúde, formação profissional e energia.

Falando aos jornalistas moçambicanos, no final do encontro, o ministro da Indústria e Comércio de Moçambique, Armando Inroga, disse que a Presidente brasileira deu a "garantia de alinhamento da gestão da presidência de Moçambique da CPLP".

Por outro lado, Dilma Roussef e Armando Guebuza expressaram preocupação relativamente à crise financeira internacional e concordaram em trabalhar em conjunto para minimizar os seus efeitos.

De resto, assinalaram a importância de os países que integram o G20 também "demonstrarem capacidade de resposta" à atual situação económica mundial.

Dilma Rousseff, que visitou pela primeira vez Moçambique, participou hoje nas cerimónias que assinalam os 25 anos da morte do primeiro Presidente moçambicano, Samora Machel e manteve um encontro com empresários brasileiros que estão em Moçambique.

A Presidente brasileira fez-se acompanhar nesta deslocação pelos ministros das Relações Exteriores, António Patriota, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizo Mecandante, do vice-ministro das Minas e Energia, Márcio Zimmermann, e da representante do Secretariado para as Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Luiza Bairros.

Sem comentários:

Mais lidas da semana