quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Manifestação frente ao Parlamento de Atenas alastra às ruas e resulta em violentos confrontos




PÚBLICO, Agências

Primeiro dia de greve geral

Ao fim das primeiras horas de mais uma manifestação no centro de Atenas contra a austeridade, grupos de manifestantes e a polícia envolveram-se em violentos confrontos perto do Parlamento, onde o Governo se prepara para votar novas medidas de contenção.

Os confrontos começaram à margem da manifestação que juntava, na praça Syntagma, milhares de trabalhadores em protesto contra as últimas medidas de austeridade anunciadas pelo Governo de Georgios Papandreou.

A partir do centro da capital, as televisões mostravam imagens de lixo nas ruas a ser queimado e a polícia a responder lançando gás lacrimogéneo sobre alguns manifestantes.

A Grécia está hoje paralisada no primeiro dia de uma greve geral de dois dias (a quinta paralisação desde o início do ano e a segunda de 48 horas desde o final de Junho) contra o corte de 20% nos vencimentos para os pensionistas que ganham mais de 1200 euros mensais e a passagem de 30 mil funcionários públicos para o programa de mobilidade do Estado.

Os principais hotéis da praça Syntagma fecharam os acessos perante a ofensiva de grupos de manifestantes vestidos de negro e com a face coberta que lançavam projécteis contra a polícia, posicionada à volta do edifício parlamentar.

Segundo a AFP, cerca de 200 manifestantes lançaram cocktails molotov contra a barreira de segurança que separa a zona da manifestação do perímetro de acesso à escadaria principal do Parlamento.

Os confrontos mais violentos aconteceram depois nas ruas próximas da praça Syntagma, onde terão estado 200 mil manifestantes, segundo dizem os sindicatos, ou 70 mil, de acordo com as contas das autoridades.

Os manifestantes incendiaram pilhas de lixo que se amontoavam nas principais artérias da capital, onde a recolha regular não se realiza há mais de duas semanas por causa da greve prolongada de trabalhadores da recolha do lixo e limpeza das ruas.

Sem comentários:

Mais lidas da semana