quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Moçambique: Governo vai pedir 217 M€ ao Japão para reabilitar porto de Nacala




   
Maputo - O Governo moçambicano vai pedir cerca de 217 milhões de euros ao executivo japonês para financiar a reabilitação do porto de Nacala, norte do país, que foi danificado por um ciclone em 2001, anunciou fonte oficial.     

O director do Escritório Zonas Económicas Especiais de Moçambique, Danilo Nala, referiu que se as negociações forem bem sucedidas, a reabilitação do porto começará em breve.    
  
“Estamos a iniciar as negociações para o investimento com o Governo japonês e, se formos bem sucedidos, a reabilitação pode começar dentro de um ano disse ele" apontou.  
     
"A reabilitação do porto, que foi danificada por um ciclone em 2001, iria devolvê-lo à sua capacidade original de 400 mil contentores por ano, ou aproximadamente o dobro da capacidade actual", acrescentou.   
   
Moçambique está a preparar-se para fornecer carvão de coque para a indústria de aço do Japão, e precisa de mais infra - estruturas para suportar o rápido crescimento na produção de carvão na província de Tete, no centro do país.
     
Tete tem uma das maiores reservas de carvão do mundo e atraiu as principais empresas mineiras do mundo, como a brasileira Vale, e gigantes siderúrgicos, caso do maior fabricante mundial de aço, Nippon Steel Corp. 
    
Esta empresa japonesa disse que espera iniciar a produção de carvão de coque em Moçambique em 2014. 

Sem comentários:

Mais lidas da semana