quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Chefes de Estado prestaram homenagem ao falecido Presidente na Praça dos Heróis




PMA - LUSA

Maputo, 19 out (Lusa) - Cinco chefes de Estado homenagearam hoje na Praça dos Heróis em Maputo o primeiro Presidente moçambicano, Samora Machel, que morreu há 25 anos num desastre aéreo na localidade sul-africana de Mbuzini.

Os presidentes Armando Guebuza, de Moçambique, Dilma Rousseff, do Brasil, Jacob Zuma, da África do Sul, Robert Mugabe, do Zimbabué, e Ian Khama, do Botsuana, prestaram hoje tributo ao considerado "fundador da nação moçambicana", colocando flores na cripta onde estão os restos mortais de Samora Machel.

As comemorações do 25º aniversário da morte de Samora Machel terão o seu momento mais alto na Praça da Independência, quando às 11:00 (10:00 em Lisboa), for descerrada uma estátua do falecido estadista, com nove metros, construída na Correia do Norte.

Almeida Santos, presidente do PS e ex-presidente da Assembleia da República portuguesa, foi terça-feira em Maputo um dos oradores sobre a vida e obra de Samora Machel num colóquio internacional alusivo à efeméride.

Para permitir uma maior participação popular nas festividades, o Governo moçambicano decretou tolerância de ponto em todo o país.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana