segunda-feira, 19 de março de 2012

Lisboa e Luanda vão debater alargamento cooperação do ensino técnico-profissional



EL – NME - Lusa

Luanda, 18 mar (Lusa) - O reforço da cooperação luso-angolana no ensino técnico-profissional é o principal tema da agenda da visita de trabalho de cinco dias do secretário de Estado português do Ensino e da Administração Escolar a Angola, que hoje chegou a Luanda.

Em declarações à Lusa à chegada hoje a Luanda, João Casanova de Almeida, destacou que o objetivo é aprofundar o trabalho encetado em outubro passado, que assenta no acordo de colaboração que está a ser trabalhado entre os ministérios da Educação dos dois países.

"Esta nossa jornada de trabalho prende-se essencialmente com o resultado da visita de outubro, que tem a ver com o acordo de colaboração que estamos a estabelecer com o governo angolano na área do ensino profissional, a fim de aprofundarmos aquilo que são os termos de referência do protocolo de colaboração entre os dois estados", disse o governante português.

Ao longo dos cinco dias da visita, João Casanova de Almeida visitará instituições de ensino angolanas, de formação profissional e de professores.

O secretário de Estado português recebeu cumprimentos à chegada do vice-ministro angolano para a Formação e Ensino Técnico-Profissional, Narciso Benedito, que disse à Lusa que esta visita representa a "expressão de uma vontade política dos dois governos".

"De outubro para aqui não se passaram muitos meses e esta é a manifestação de uma vontade de querermos trabalhar em conjunto para desenvolvermos os termos de referência que foram acordados entre nós e que irão, com certeza, beneficiar o ensino técnico e profissional em Angola", concluiu.

O secretário de Estado português visitará também a Escola Portuguesa de Luanda e vários colégios portugueses na capital angolana.

Em outubro, durante a visita à Escola Portuguesa de Luanda, cooperativa de ensino criada há 25 anos e que tem este ano letivo cerca de 1.700 alunos e cerca de 100 professores, João Casanova de Almeida recebeu um pedido de formação profissional para os docentes que lecionam naquele estabelecimento de ensino, que tem um polo na cidade do Lubango, província da Huíla, centro sul de Angola.

Outra questão relacionada com a Escola Portuguesa de Luanda tem a ver com a necessária alteração do atual modelo de gestão, assunto que João Casanova de Almeida disse à Lusa ir abordar durante a estada em Angola.

Em outubro, também em declarações à Lusa, o secretário de Estado português destacou o facto do executivo de Lisboa "estar a avaliar a forma como se poderá dotar a escola de meios que possam servir m maior número de alunos no futuro".

Em causa está a prevista ampliação das atuais instalações, para o qual já existe projeto e financiamento.

Durante a visita de trabalho a Angola, João Casanova de Almeida será recebido pelo ministro da Educação de Angola, Pinda Simão.

1 comentário:

Colégios em Lisboa disse...

Iniciativas importantes são sempre de louvar.

Mais lidas da semana