segunda-feira, 19 de março de 2012

NOS EUA, EX-GOVERNADOR VAI PARAR À PRISÃO...




… EM CV, BANDIDOS ESCONDEM-SE ATRÁS DA IMUNIDADE


Dois mundos diferentes

Enquanto nos Estados Unidos da América Rod Blagojevich cumpre uma pena de 14 anos de prisão; em Cabo Verde os criminosos passeiam-se publicamente refugiados no aconchego de cargos públicos…

Praia, 19 de Março 2012 – O caso de Rod Blagojevich, o ex-governador do Estado norte-americano de Illinois, dificilmente aconteceria em Cabo Verde nos tempos mais próximos. Acusado e condenado por corrupção, Blagojevich teve de se apresentar na última quinta-feira, 15, na prisão do Estado para cumprir uma condenação de 14 anos.

O escândalo ocorreu em 2008, quando se adensaram as suspeitas de que o então governador do Illinois pretenderia ganhar dinheiro à conta da eleição presidencial de Barack Obama, vendendo o seu lugar no Senado. E, em 9 de Dezembro desse ano, é preso sob a acusação de “corrupção” e “conspiração para cometer fraude”.

Eleito em 2003 como 40º governador do Estado de Illinois, Rod Blagojevich esteve no cargo até 2009. E, agora, à pena de prisão, junta-se o impedimento definitivo de se candidatar a qualquer cargo público.

Por cá, vigaristas que passam atestados médicos falsos, ladrões que saqueiam terrenos e recursos do Estado, criminosos que promovem a fraude eleitoral, andam em liberdade, gozando com os cabo-verdianos sérios, refugiando-se por detrás da imunidade. São dois mundos diferentes!

Leia mais sobre Cabo Verde - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos

Sem comentários:

Mais lidas da semana