quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Moçambique: MAIS ÁGUA PARA MAPUTO E CHICAMBA, ECONOMIA VAI CRESCER

 


Abastecimento de água em 2013: Maputo e Chicamba nas prioridades do FIPAG
 
Notícias (mz)
 
O FUNDO de Investimento e Património de Água (FIPAG) definiu como principais actividades para próximo ano, a ampliação da rede para atender a demanda no corredor do grande Maputo e o melhoramento do abastecimento de água com a conclusão da reconstrução de infra-estruturas em curso no projecto de Chicamba, província de Manica, são as principais decisões anunciadas no final da sua reunião anual, que teve lugar ontem, em Inhambane.
 
De acordo com o director executivo, Pedro Paulino, para 2013 o FIPAG conta com cerca de 50 milhões de dólares norte-americanos, dos 80 milhões mobilizados pelo Governo junto dos parceiros para operacionalizar os planos previstos.
 
Pedro Paulino explicou que a obra da construção da estação de captação de água na cidade de Cuamba, província do Niassa, bem como a conclusão da ampliação da rede de abastecimento, avaliada em pouco mais de cinco milhões de dólares, também surge no pacote das prioridades no ano que se avizinha.
 
“Mas também vamos concentrar esforços no melhoramento da distribuição do precioso líquido na capital do país, bem como nas vilas de Boane e Marracuene, incluídos no projecto do grande Maputo”, indicou o director executivo do FIPAG, Pedro Paulino.
 
Serão feitas em todo país onde opera o FIPAG cerca de 58.294 novas ligações, montados 30 fontenários públicos e o tempo médio de fornecimento de água poderá ser de 16 horas por dia, bem como perspectiva-se o aumento da eficiência no atendimento, reforçando a organização interna da instituição.
 
Actualmente, o FIPAG actua em 21 cidades e vilas autárquicas, abrangendo cerca de cinco milhões de habitantes em todo país. Foram feitas até Novembro passado cerca de 53.655 ligações e construídos 22 novos fontenários públicos.
 
Ainda este ano, foram grandes realizações da FIPAG, segundo informou Pedro Paulino, a montagem de 6.178 contadores, substituição de 2.614 metros de tubo obsoleto, reparação de 13.805 fugas nas redes ramais através de combate a fugas, colocação de quatro ventosas ao longo da linha de transporte da barragem, execução de 6.091 novas ligações domiciliárias e extensão de 39 quilómetros de rede, entre outras actividades.
 
Governo moçambicano prevê crescimento da economia nacional até 8,4 por cento
 
12 de Dezembro de 2012, 15:31
 
Maputo, 12 dez - O Governo moçambicano prevê um crescimento da economia nacional até 8,4 por cento no próximo ano e uma taxa de inflação média anual inferior a 7,5 por cento, refere o Plano Económico Social hoje apresentado ao parlamento.
 
O executivo estima que em 2012 as exportações de bens vão aumentar 14 por cento, ultrapassando 3,5 mil milhões de dólares (mais de 2,6 mil milhões de euros) e as reservas internacionais líquidas vão atingir 281 milhões de dólares (mais de 215 milhões de euros), suficientes para cobrir 4,8 meses de importações de bens e serviços não fatoriais.
 
"O Plano Económico e Social e o Orçamento do Estado para 2013 têm em vista dar continuidade à materialização das aspirações do nosso povo, no âmbito do cumprimento do Programa Quinquenal do Governo para o período 2010-2014", justificou o primeiro-ministro, Alberto Vaquina, durante a apresentação do documento.
 
O aumento da rede escolar, sanitária e elétrica, bem como a construção e reabilitação de estradas, pontes e fontes de abastecimento de água continuarão a ser prioridades da ação do Governo em 2013, acrescentou Alberto Vaquina.
 
"Continuaremos a promover a construção de habitação condigna, adquirir medicamentos para a assistência das populações nas unidades sanitárias, assegurar a promoção, progressão, mudança de carreira e o cumprimento de outros direitos dos funcionários públicos", afirmou o primeiro-ministro.
 
PMA // HB
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana