quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Cabo Verde: AUMENTA A CORRUPÇÃO MAS A INFLAÇÃO VAI CAIR

 


Ex-Presidente Mascarenhas Monteiro alerta para aumento da corrupção em Cabo Verde
 
12 de Dezembro de 2012, 10:47
 
Cidade da Praia, 12 dez (Lusa) - O antigo Presidente cabo-verdiano António Mascarenhas Monteiro avisou que a corrupção em Cabo Verde "tende a alastrar-se" e pode atingir "níveis preocupantes".
 
Citado hoje pela agência Inforpress, Mascarenhas Monteiro falava terça-feira numa conferência sobre "Prevenção e o Combate a Corrupção", na Universidade Jean Piaget, e reconheceu que não se pode ter a "ilusória pretensão" de se proceder à erradicação total deste crime.
 
"No nosso país, a corrupção tende a alastrar-se e atingir níveis preocupantes, mas, infelizmente, há um défice no seu combate. Não tem havido um esforço consistente na luta contra a corrupção", disse.
 
Mascarenhas Monteiro, Presidente entre 1991 e 2001, indicou que há uma "certa impressão de complacência" em relação à corrupção e instou o Governo a dar um "combate sério" ao fenómeno que "tem consequências devastadoras" para a sociedade.
 
"É um flagelo que entrava o desenvolvimento e arruína os alicerces da democracia", sustentou o antigo Presidente cabo-verdiano, cujas afirmações levaram o ministro da Justiça cabo-verdiano, José Carlos Correia, a indicar que o Governo está "consciente da situação" e que está" atento a esse crime grave".
 
"Está explícito na nossa legislação penal como um crime grave e que desafia muita investigação. Temos feito investimentos muito importantes para que possamos dominar o instrumento da investigação e conseguir reduzir o nível de corrupção que existe no país", realçou.
 
Segundo José Carlos Correia, em 2013 está prevista a instalação no país do Departamento da Ação Penal, altura em que a Procuradoria-Geral da República (PGR) dará uma "atenção especial" à corrupção.
 
A conferência sobre a Prevenção e o Combate a Corrupção é uma ação conjunta entre na Universidade Jean Piaget e o Ministério da Justiça e insere-se na campanha "Agir contra a Corrupção".
 
JSD // HB
 
Inflação média de Cabo Verde em 2012 deverá cair para menos de 3% - banco central
 
12 de Dezembro de 2012, 12:09
 
Cidade da Praia, 12 dez (Lusa) - As projeções do Banco de Cabo Verde (BCV) apontam para uma descida, em 2012, da taxa de inflação média anual de 4,5 por cento para o intervalo 2,5 a 3 por cento, indica hoje a instituição.
 
No Relatório de Política Monetária, o BCV antecipa alguma pressão inflacionista, motivada pela recuperação da procura interna, aumento da tributação indireta e por uma forte procura externa, não obstante a desaceleração esperada.
 
A pressão inflacionista, lê-se no documento, deverá ser contrabalançada pela redução dos preços de produtos frescos produzidos internamente, pela moderação salarial e pela trajetória descendente da inflação importada.
 
Neste contexto, em termos médios, em 2013, os preços no consumidor deverão aproximar-se do intervalo entre os 2,5 e os 3,5 por cento.
 
O crescimento da economia deverá desacelerar de 5,1 por cento para um valor próximo da tendência central do intervalo 4 a 5 por cento em 2012. Prevê-se para 2013 uma desaceleração adicional.
 
As projeções macroeconómicas do BCV indicam ainda uma expansão da procura externa líquida, em resultado da diminuição das importações de mercadorias e do aumento das exportações de bens e serviços relacionados com o turismo.
 
No entanto, o BCV adianta que tal não será suficiente para compensar a redução da procura interna em 2012.
 
A desaceleração adicional do ritmo de crescimento do PIB prevista para 2013 estará associada a um menor contributo da procura externa líquida, numa conjuntura de recuperação moderada da procura interna, impulsionada sobretudo pela aceleração do consumo e investimento público.
 
O Produto Interno Bruto (PIB) deverá manter-se no intervalo entre os 4 e os 5 por cento e as reservas internacionais líquidas deverão atingir os 271 e 289 milhões de euros, respetivamente nos anos de 2012 e 2013.
 
JSD // HB
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana