sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Durão Barroso vai à Cimeira UE-China em Pequim e visita depois Macau e Hong Kong

 


Macau, China, 24 out (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, vai participar na Cimeira União Europeia-China, em Pequim, a 21 de novembro, e visita depois Hong Kong e Macau, disseram à agência Lusa fontes oficiais.
 
Fonte da Câmara de Comércio da União Europeia na China confirmou à Lusa que Durão Barroso vai participar na Cimeira União Europeia-China no dia 21 de novembro e, segundo fonte do Gabinete da União Europeia para Hong Kong e Macau, irá depois visitar estas Regiões Administrativas Especiais.
 
De acordo com o programa provisório da sua visita disponibilizado à Lusa pelo gabinete, Durão Barroso deverá ter um encontro em Hong Kong com o chefe do executivo local, CY Leung, no dia 22 ou 23 de novembro.
 
No dia 23, o presidente da Comissão Europeia estará em Macau, onde vai participar, durante a manhã, num evento para assinalar o 20.º aniversário do Acordo de Comércio e Cooperação União Europeia-Macau, durante o qual proferirá um discurso, a par do chefe do executivo da Região Administrativa Especial chinesa, Fernando Chui Sai On.
 
Está ainda agendado um encontro com Chui Sai On, seguido de almoço e depois uma conferência de imprensa.
 
Na tarde do mesmo dia, Durão Barroso vai assistir ao lançamento da Câmara de Comércio União Europeia-Macau, terá depois um encontro com a imprensa e terminará a sua visita com um passeio pelo centro histórico do território, que foi administrado pelos portugueses por mais de quatro séculos, e com um encontro com as comunidades europeia, portuguesa e macaense.
 
Nos primeiros oito meses do ano, as exportações europeias para a China mantiveram-se estáveis face ao ano passado, ascendendo a 96,8 mil milhões de euros. Já as importações da União Europeia a partir da China caíram 5,8% para 181,2 mil milhões de euros, de acordo com os dados da Comissão Europeia.
 
O comércio bilateral União Europeia-China de mercadorias aumentou de quatro mil milhões de euros em 1978 para 432 mil milhões de euros em 2012.
 
No ano passado, as exportações europeias para a China, a segunda economia mundial, aumentaram 5,6% para um recorde de 143,9 mil milhões de euros e mais do que duplicaram nos últimos cinco anos.
 
A União Europeia é também o principal destino de exportação de mercadorias da China, cujo volume atingiu 289,7 mil milhões de euros em 2012.
 
PNE // VM - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana