sexta-feira, 25 de outubro de 2013

CHINA NÃO CONFIRMA VISITA DA MNE DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

 


Pequim, 24 out (Lusa) - A China escusou-se hoje a confirmar a visita da ministra dos Negócios Estrangeiros de São Tomé e Príncipe, um dos poucos países que não tem relações diplomáticas com Pequim.
 
"Neste momento não tenho nenhuma informação sobre o assunto", disse a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Hua Chunying, quando questionada pela agência Lusa acerca da anunciada viagem à China da chefe da diplomacia são-tomense, Natália Umbelina.
 
Uma delegação oficial de São Tomé e Príncipe, chefiada pela ministra dos Negócios Estrangeiros, encontra-se na China para negociar um acordo comercial, disse na quarta-feira uma fonte governamental são-tomense.
 
O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Gabriel Costa, desmentiu na terça-feira, à chegada â São Tomé de uma visita ao Chade, que a deslocação desta missão a Pequim se destine ao estabelecimento de relações diplomáticas com a China.
 
"Nós não estabelecemos quaisquer relações diplomáticas com a China continental", explicou Gabriel Costa, lamentando as "especulações" decorrentes do relacionamento bilateral de São Tomé com Taipé e com Pequim.
 
Prometeu, entretanto falar "publicamente" sobre os motivos da deslocação desta importante missão do seu país a Pequim, cujo regresso à capital são-tomense está marcado para sexta-feira.
A China cortou relações diplomáticas com São Tomé e Príncipe em 1997, quando aquele país estabeleceu contactos oficiais com Taiwan, ilha que Pequim considera uma província chinesa e não uma entidade política soberana.
 
Na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), São Tomé e Príncipe é o único que não tem relações diplomáticas com a República Popular da China e em todo o mundo há apenas cerca de vinte.
 
AC (MYB) // VM - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana