terça-feira, 17 de dezembro de 2013

FMI ENTREGA MAIS 410 MIL EUROS A SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

 


O Fundo Monetário Internacional aprovou a disponibilização de cerca de 410 mil euros para São Tomé e Príncipe, ao abrigo da segunda revisão do programa de financiamento com o valor total de 2,8 milhões de euros.
 
O programa, aprovado em julho do ano passado, já entregou a São Tomé e Príncipe cerca de 1,2 milhões de euros, e prolonga-se até 2015, afirma a instituição sediada em Washington, que hoje divulgou um comunicado, no qual acrescenta que em breve será apresentado o relatório ao abrigo do Artigo IV, que prevê a realização de uma análise anual a todas as economias que fazem parte do conjunto de membros do FMI.
 
"Os responsáveis [de São Tomé] devem ser elogiados pela performance relativamente ao programa patrocinado pelo FMI. O crescimento económico estável e a desinflação têm sido mantidos num ambiente global desafiador, e uma perspetiva prudente relativamente às contas públicas tem sustentado o regime cambial fixo", disse o diretor adjunto do FMI, Min Zhu, no comunicado em que anuncia a disponibilização da segunda tranche da ajuda externa.
 
"Olhando para o futuro, é importante continuar a fortalecer a resiliência da economia, particularmente devido às incertezas sobre a produção de petróleo. A disciplina orçamental, principalmente nas vésperas das eleições de 2014, será crucial. A este respeito, continuam a ser necessários melhoramentos na mobilização das receitas para criar espaço adicional para investimentos públicos e despesas sociais", acrescenta o responsável.
 
MBA // VM - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana