terça-feira, 17 de dezembro de 2013

RÚSSIA PAGA MAIS QUE A UE PARA FICAR COM A UCRÂNIA

 


Moscovo confirmou que está prestes a entregar empréstimo a Kiev
 
jornal i
 
A Rússia deu ontem sinal de que está prestes a conceder a soma multimilionária de que a Ucrânia precisa desesperadamente para evitar o caos económico, numa medida que visa forçar Kiev a regressar à órbita perdida com o fim do regime soviético impondo a sua própria união aduaneira (UA).
 
Numa Kiev que em breve estará até aos joelhos em neve, a oposição prosseguiu com os seus planos para ver as ruas da capital aquecerem com um novo comício hoje, não desmobilizando numa altura em que receiam que o presidente Viktor Yanukovich venda os interesses nacionais a Moscovo, depois de ter recuado face a um pacto de integração com a União Europeia (UE) o mês passado, numa reviravolta que deixou o país inclinado para leste.
 
Um assessor do presidente russo, Vladimir Putin, sugeriu que um crédito a favor da Ucrânia seria hoje negociado em Moscovo com a presença de Yanukovich, ao passo que o ministro ucraniano da Energia disse que um outro acordo relativo a uma descida dos preços do gás se afigura já neste mesmo horizonte.
 
Correndo o risco de ver a onda de protestos contra o seu governo elevar-se, o líder ucraniano tem mantido nos últimos dias um jogo duplo com Bruxelas e Moscovo, algo que já é visto por vários analistas como uma tentativa de inflacionar as licitações quer de um lado quer do outro.
 
O objectivo deste leilão será engordar a UE ou a Federação Russa com a adesão do maior país com fronteiras inteiramente desenhadas no espaço europeu.
 
Leia mais em jornal i
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana