terça-feira, 17 de dezembro de 2013

TAP mantém escala em Dacar para Bissau e não sabe quando retoma voos directos

 


A tripulação do voo da TAP entre Bissau e Lisboa de terça-feira, 10 de dezembro, foi ameaçada e obrigada por autoridades guineenses a transportar 74 passageiros com passaportes falsos, o que levou a transportadora aérea a cancelar os voos directost
 
A TAP "vai manter o mesmo esquema" de transporte de passageiros de Lisboa até Bissau na quinta-feira, disse hoje à Lusa um porta-voz da instituição, acrescentando que não há previsão sobre quando serão retomados os voos diretos.
 
"[No próximo voo] vamos manter o mesmo esquema que temos seguido até hoje, ou seja, os passageiros voam pela TAP de Lisboa até Dacar, e lá embarcam num voo fretado à Senegal Airlines para fazer o voo de Dacar até Bissau", disse à Lusa o porta-voz da TAP, António Monteiro, acrescentando que no sentido inverso (Bissau-Lisboa) "o esquema é o mesmo: o avião apanha os passageiros em Dacar, vindos de Bissau, e transporta-os até Lisboa".
 
Questionado sobre quando poderão ser retomados os voos, que até ao princípio do mês eram diretos entre Lisboa e Bissau, António Monteiro disse não ter uma previsão.
 
A tripulação do voo da TAP entre Bissau e Lisboa de terça-feira, 10 de dezembro, foi ameaçada e obrigada por autoridades guineenses a transportar 74 passageiros com passaportes falsos, o que levou a transportadora aérea portuguesa a cancelar os voos diretos entre os dois países.
 
O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Rui Machete, considerou que se tratou de "um ato próximo do terrorismo" e foi criada na Guiné-Bissau uma comissão para investigar o assunto, liderada pelo ministro da Justiça, Saido Baldé, que deverá apresentar conclusões até quarta-feira.
 
A greve da função pública na Guiné-Bissau impediu na segunda-feira a audição em tribunal de um homem suspeito de recrutar os passageiros com passaportes falsos que viajaram num voo da TAP até Lisboa, disse à Lusa fonte policial.
 
O homem, residente em Bissau, foi detido na sexta-feira pela Polícia Judiciária guineense, sob suspeita de que terá acompanhado os cidadãos estrangeiros, presumivelmente sírios, de Marrocos até à capital guineense, referiu a mesma fonte.
 
A polícia recebeu garantias de que hoje haverá um juiz e outros magistrados disponíveis para que o suspeito seja ouvido para determinação das medidas de coação.
 
No seguimento deste caso e do cancelamento das viagens diretas entre Lisboa e Bissau, o país prepara-se para "muito brevemente" criar a sua própria companhia aérea, anunciou o presidente do conselho de administração da Agência de Aviação Civil, Nuno Na Bian.
 
Sem apontar datas nem outros detalhes, aquele responsável afirmou, no domingo, que o Governo de transição "está a trabalhar afincadamente" na concretização da ideia: "Como se pode ver recentemente, a TAP cancelou os voos para Bissau. Temos problemas para ter voos para Dacar. Este governo de transição, em colaboração com outras instituições, tem vindo a trabalhar na busca de soluções", observou Na Bian.
 
Jornal i - Lusa
 

1 comentário:

Anónimo disse...

ACTUALMENTE A GUINE BISSAU NAO DEIXA DE SER UMA PEQUENISSIMA PROVINCIA DE SENEGAL AO MENOS OS NOSSOS BANDIDOS ESTAO SATISFEITO COM ESTA NOVA ESCALA DE DACAR. TAP TERA ASSIM A SEGURANCA E PASSAGEIROS TAMBEM. ESPERO QUE O PROXIMO GOLPE MILITAR QUE O KUMBA NAO VAI ESCAPANDO.

Mais lidas da semana