domingo, 2 de março de 2014

Brasil: MAIS MÉDICOS E A REVOLUÇÃO CUBANA



Beto Almeida - Pátria Latina 

A operação organizada pela oligarquia do DEM corrompendo a doutora cubana Ramona Rodriguez, que desertou do Mais Médicos para servir a corporação médica empresarial e a direita brasileira, é um fato completamente previsível dentro da luta de classes. Apenas comprova o acerto do governo Dilma em promover o “Mais Médicos”. Também permite que as forças populares difundam junto à sociedade brasileira uma maior informação sobre o significado da Revolução Cubana e de sua imensa solidariedade internacionalista.

As primeiras brigadas médicas cubanas foram enviadas à África e lá estiveram sob comando de Che Guevara. Lutavam contra o colonialismo europeu. Há episódios em que africanos eram operados numa maca de bambu, ao ar livre, com o Che segurando uma lanterna para que cirurgiãos cubanos pudessem salvar vidas. Muitos ficavam meses, anos, sem uma notícia de casa. A comida era escassa, chupavam ossos de animais, compartilhando-os com os africanos. O Apartheid e o colonialismo sofreram grande derrota onde estiveram os médicos e as tropas cubanas. Aqui, os defensores do estado mínimo estão sofrendo importante derrota com a parceria Brasil e Cuba. É urgente que esta cooperação bilateral se estenda aos campos da educação

É indispensável divulgar o heroísmo destes médicos. Recentemente, estiveram junto aos afetados pelas enchentes no Espírito Santo e Minas, ombro a ombro. É essencial, politicamente, que as forças populares divulguem as conquistas da Revolução Cubana e também defendam as parcerias entre Brasil e Cuba, como na construção do Porto de Mariel. Esse porto dinamiza as forças produtivas da Revolução Cubana, e, junto com o Mais Médicos, injeta recursos na agredida economia ilhéu, permitindo que as ações de cooperação de Cuba com outros povos, nas áreas de saúde, educação ou esportes, sejam ampliadas, consolidando uma integração que está em construção. Esse é o desespero do DEM, que defende a bandeira de Menos Médicos para o povo! E vê que o Che já não mais precisa segurar uma lanterna para iluminar uma cirurgia.

Beto Almeida - Membro do Diretório da Telesur

Imagem: Cartoon de Latuff

Sem comentários:

Mais lidas da semana