domingo, 2 de março de 2014

Presidente das Fiji em Timor-Leste para falar sobre restauração da democracia



01 de Março de 2014, 09:43

O Presidente das ilhas Fiji, Ratu Epeli Nailatikau, terminou ontem uma visita a Timor-Leste, durante a qual analisou a restauração da democracia naquele país e reforçou as relações existentes entre os dois Estados. 

"O objetivo da visita foi o reforço das relações de amizade e de fraternidade e também uma oportunidade para falarem sobre os esforços de restauração da plena democracia nas Fiji", afirmou o chefe da diplomacia timorense, José Luís Guterres. 

Em 2006, um golpe de Estado nas ilhas Fiji, antiga colónia inglesa situado no Pacífico, derrubou o Governo democraticamente eleito, tendo as autoridades interinas prometido a realização de eleições durante este ano. 

"Conforme declarações do senhor Presidente, [nas Fiji] vão ter eleições em breve e um novo Governo em setembro ou outubro, o que permitirá o retorno pleno à democracia, tal como a conhecemos", salientou José Luís Guterres. 

O ministro timorense disse também que, durante a visita, se falou da possibilidade do envio de peritos das Fiji para Timor-Leste e da possibilidade da assinatura de um memorando de entendimentos em vários setores de cooperação. 

Durante a sua visita a Timor-Leste, o Presidente das Fiji, Ratu Epeli Nailatikau, reuniu-se com o chefe de Estado timorense, Taur Matan Ruak, com o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, e com José Luís Guterres. 

Lusa, em Sapo TL

Sem comentários:

Mais lidas da semana