segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Timor-Leste chega a acordo com empresa indonésia para aeroporto Oe-cusse




Díli, 23 fev (Lusa) - Timor-Leste chegou a acordo com a empresa indonésia Wijaya Karya, controlada pelo Estado, para a construção da pista e da torre de controlo do aeroporto internacional no enclave de Oe-cusse Ambeno, projeto avaliado em 79 milhões de dólares.

Mari Alkaitiri, presidente da Autoridade da Região Administrativa Especial de Oe-Cusse Ambeno e responsável da Zona Especial de Economia Social de Mercado (ZEESM) da região, confirmou à Lusa que o projeto inclui a construção de uma pista de 2,5 quilómetros de comprimento.

"É uma pista que vai ser maior do que é atualmente a de Díli. Vai ser um aeroporto internacional. Para já teremos a pista, a torre de controlo e o perímetro. O desenho do terminal ainda está a ser revisto", explicou.

"Estamos à espera a todo o momento que o contrato seja assinado. As negociações estão concluídas e esperamos que possam chegar em março para começar a preparar a obra. Queremos que a pista e torre estejam prontas até outubro", referiu.

Fonte do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Telecomunicações confirmou que a Autoridade Nacional de Aprovisionamento deu por concluído todo o processo negocial e de qualificação, faltando apenas assinar o contrato.

"Deve ser assinado em breve", explicou.

Wijaya Karya, com a maioria do capital controlado pelo Estado indonésio, foi responsável pela expansão do aeroporto de Bali tendo, em Timor-Leste, em parceria com empresas timorenses, participado noutros projetos.

Foi a responsável pela construção da nova ponte sobre a ribeira de Comoro -- num projeto de cerca de 16 milhões de dólares --, na entrada oriental de Díli e por uma estrada na parte oeste do país.

Mari Alkatiri disse que Timor-Leste está em contactos com várias empresas, de outros países, para a gestão aeroportuária, devendo em breve lançar um convite para a apresentação de propostas.

"Estamos a tentar que a fiscalização, supervisão e inspeção (da obra) possa ser feita por uma empresa portuguesa, Estamos já a negociar com uma empresa portuguesa para isso, como também para uma estrada e ponte", explicou Alkatiri.

O responsável da região de Oe-cusse disse que, para o projeto do aeroporto, foi feito um convite a nove empresas para apresentarem propostas.

"Sete apresentaram propostas, três chegaram à avaliação final e venceu a Wijaya Karya", disse.

ASP //FV

Sem comentários:

Mais lidas da semana