sábado, 2 de maio de 2015

Angola. MAIS DE MIL CRIANÇAS FORA DO SISTEMA DE ENSINO EM CAHOMBO




Mil e cinquenta crianças encontram-se fora do sistema normal de ensino no município de Cahombo, a 135 quilómetros a norte da cidade de Malanje, por insuficiência de professores em algumas das escolas a nível daquela localidade.

A informação foi avançada esta segunda-feira pelo chefe de repartição municipal de Educação, Domingos Mahundo, tendo referido que o número de professores no município ainda é irrisório, pelo que urge a necessidade do seu aumento para dar resposta à procura que é cada vez crescente.

O município dispõe de 16 escolas de carácter definitivo, mas muitas das quais encontram-se encerradas por falta de docentes, disse.

Acrescentando que actualmente o município conta com 157 professores de diferentes níveis, mas ainda assim precisa-se de pelo menos mais 40 do ensino primário e 18 para o primeiro e segundo ciclos.

Lembrou que alguns dos professores admitidos no último concurso público furtam-se às aulas por alegada falta de condições de alojamento e de meios de transporte, uma vez que muitos destes não residem no município.

Domingos Mahundo reconheceu, por outro lado, os esforços empreendidos pela administração local no tocante à melhoria do sector educativo e a sua expansão para as localidades mais recônditas.

O responsável precisou ainda que, para o presente ano lectivo, foram matriculados 3.933 alunos do ensino primário, enquanto que para o primeiro e segundo ciclos foram matriculados 380 alunos.

Comparativamente ao ano lectivo anterior disse que houve um aumento substancial de 300 alunos matriculados, tendo considerado tal número de insatisfatório, pelo que apelou maior envolvimento de todos os agentes de ensino, e não só, a nível do município para que se consiga alcançar a meta desejada.


Angop/Novo Jornal

Sem comentários:

Mais lidas da semana