sábado, 2 de maio de 2015

Angola. SEITA NOVA LUZ ESTAVA NAS BASES DA UNITA




O comandante da Polícia Nacional no Huambo, Elias Livulo, considerou “completamente descabidas e irresponsáveis” as alegações de dirigentes da UNITA sobre o uso de armas letais e a morte de civis nos episódios do Monte Sumé, na Caála, província do Huambo.

Em declarações à TPA, o comissário Elias Livulo disse que as afirmações dos dirigentes da UNITA, dando conta da morte de centenas de civis, são próprias de quem nunca foi militar e pretende fazer aproveitamento político de um caso que deve ser tratado com seriedade e sentido de responsabilidade.

“Só quem nunca foi militar e pretende fazer um aproveitamento político é que pode dizer isso, porque em termos militares, quando falamos em 1.080 pessoas, conforme disseram, estamos a falar de uma brigada inteira dizimada. Não sei onde havia espaço para enterrar tanta gente”, disse o oficial, que desafiou os dirigentes da UNITA a provarem as “graves acusações que fizeram”. Numa operação onde há 1.080 mortos o cabecilha sobrevive?, perguntou Elias Livulo.

Alegações descabidas

O comissário Elias Livulo também questionou os métodos utilizados pelos mesmos políticos para chegar a esses números e considerou inadmissível levantar especulações sobre as causas da morte dos agentes da Polícia Nacional. “Não se recolhem dados dessa natureza nas ruas. É necessário que as pessoas façam afirmações com convicção e nunca baseadas no ouvir dizer. Lamento não podermos trazer à luz a forma brutal e cruel como os nossos camaradas foram assassinados”, lamentou o comissário Elias Livulo .

Em relação ao material utilizado por elementos ligados ao líder da seita ilegal “A Luz do mundo” contra a Polícia no Monte Sumé, o comissário Elias Livulo confirmou terem sido encontradas duas armas de fogo, além de diversos meios contundentes ainda com sangue dosoficiais assassinados.

Meios de dissuasão

O comissário desmentiu que tenham sido usados meios letais na operação para a captura do líder da seita ilegal “A Luz do mundo”, sob quem pendia um mandado emitido pelas autoridades judiciais. “Recorremos a meios de dissuasão, como balas de borracha e gás lacrimogénio, porque sabíamos que era um lugar onde estavam cidadãos religiosos, que aderiram a uma seita ilegal. Logo, não íamos levar meios letais.”

A Polícia podia ter utilizado outro meio de dissuasão, que são os jactos de água, mas ficou apenas pelas balas de borracha e o gás lacrimogéneo, disse o comissário.

Polícias cercados e linchados

Postos no local para a operação de detenção, os polícias foram cercados e linchados, disse o comissário, que entretanto lamentou terem morrido 13 civis. “Devo aqui realçar o profissionalismo e o espírito de contenção que reinou nos nossos camaradas, para se manterem serenos, sem abrir fogo, mesmo vendo o comandante, o chefe de operações, o delegado do Sinse e outros, num total de nove, todos mortos”.

O comissário acrescentou que outra das razões para a contenção redobrada naquele momento foi o facto de as forças policiais se aperceberem de que os elementos leais ao líder da seita ilegal “A Luz do mundo” estavam a usar mulheres e crianças como escudo. “Foi preciso muita frieza para não abrirem fogo, porque se o fizessem, aí sim, éramos acusados de carnificina”.

Invenção de políticos

Outra invenção dos políticos é a suposta utilização de helicópteros para atacar a população civil. Além de desmentir essa informação, o comissário explicou por que, numa operação como aquela, foi necessário recorrer a meios aéreos. “Solicitamos helicópteros ao Comando Geral para nos permitir alcançar as áreas recônditas, as montanhas que, por sinal, eram antes tidas como bases das forças da UNITA”.

A coincidência geográfica entre o local escolhido para retiro dos seguidores da seita ilegal “A Luz do mundo” e as antigas bases das forças rebeldes da UNITA, foi questionada pelo comissário Elias Livulo. “Não sei que religião é essa que tem como preferência as montanhas, as antigas bases da UNITA, sem construir templos. Que religião é essa?”.
 

Jornal de Angola - Foto TPA

Sem comentários:

Mais lidas da semana