segunda-feira, 7 de março de 2016

LUSA, 30 ANOS A NOTICIAR PORTUGAL, A LUSOFONIA… E O MUNDO



A Agência Lusa comemora os 30 anos. Como sentimos que o tempo passa tão depressa quando chegamos ao Inverno da Vida. Nestes 30 anos passaram pela Lusa muitos bons profissionais. Se não foram ainda melhores deveu-se a chefias e a direções, a limitações impostas aos profissionais. Limitações, falta das melhores condições de trabalho que ainda hoje se verificam, hoje mais que antes. É a crise. Mas os rapazes e raparigas da Lusa esgatanham-se para cumprir o melhor possível a missão. E conseguem. O principal elogio vai para eles. Para os que lá estiveram e saíram pela idade, pela morte, pelas incompatibilidades com ”sistema”, pela opção de mais e melhores remunerações. Os portugueses devem agradecer e homenagear esses, os profissionais idos e os presentes, não as direções (salvo raras exceções), nem as chefias, na maior parte dos casos. São eles, os que nos servem ou serviram as notícias de raiz que devemos homenagear. São eles a Lusa. Obrigado Lusa.

Nesta secção da Lusa online pode ver o que vai acontecer nas comemorações dos 30 anos. Uma conferência com várias entidades públicas, conhecidas… ou nem por isso. Conferência com políticos a mais, mesmo atendendo ao tema escolhido.Por aqui se percebe às mãos dos que está a Lusa. Assim é muito difícil manter a independência desejada. A independência e imparcialidade que deveria reger a Agência. Nestes 30 anos tinham a obrigação de fazer algo diferente, mais democrático, mais abrangente, mais incisivo sobre a liberdade de informar que cada vez está mais condicionada e formatada.

Mas nem por isso o PG deixa de parabenizar a Lusa. Obrigado pelo positivo, senhores das notícias. Se puderem sacudam as lapas que por aí se vão adesivando.

Um cheirinho da abertura da referida secção online da Lusa sobre a conferência. O resto é para irem lá ver e concluir que vão lá estar políticos a mais. A Lusa devia ser muito dos profissionais e dos portugueses. Pois é.

CONFERÊNCIA 

"Para comemorar o seu 30º aniversário, a Lusa, Agência de Notícias de Portugal irá realizar, a 15 de março de 2016, a conferência “Portugal entre o Rigor e a Audácia” a ter lugar na Fundação Calouste Gulbenkian.

Este evento terá o Dr. Guilherme d’Oliveira Martins como ‘chairman’ e juntará ilustres convidados para debater temas da atualidade política e económica portuguesa.

Com 30 anos a noticiar tudo o que de mais relevante se passou em Portugal, nos países Lusófonos e no Mundo, é com um enorme prazer que a agência Lusa apresenta esta iniciativa comemorativa."

Redação PG / MM

Sem comentários:

Mais lidas da semana