quinta-feira, 19 de maio de 2022

DIÁRIO OCIDENTAL DA GUERRA POR PROCURAÇÃO DOS EUA À UCRÂNIA NAZI

Rússia diz que 1730 soldados ucranianos se renderam em Azovstal desde segunda-feira

A embaixada dos Estados Unidos em Kiev reabriu esta quinta-feira depois de ter fechado no início da guerra, há quase três meses. Isto num dia em que os EUA anunciam mais 205 milhões de euros em ajuda alimentar para Kiev. A Ucrânia diz que a Rússia falhou objetivos militares no leste do país

MILHARES DE RATAZANAS UKRONAZIS ESTÃO A SAIR DA TOCA AZOVSTAL*

Cruz Vermelha registou centenas de prisioneiros de guerra saídos de Azovstal

A Cruz Vermelha internacional revelou hoje que registou centenas de prisioneiros de guerra ucranianos que deixaram o complexo metalúrgico de Azovstal, em Mariupol.

O Comité Internacional da Cruz Vermelha disse que os registos de prisioneiros de guerra ucranianos, que incluíam combatentes feridos, começaram na terça-feira, sob um acordo entre a Rússia e a Ucrânia.

Adiantou, contudo, que a equipa da agência humanitária com sede em Genebra, que tem experiência em lidar com prisioneiros de guerra e trocas de prisioneiros, não os transportou para "os locais onde estão detidos", não especificando.

A Cruz Vermelha citou regras das Convenções de Genebra que devem permitir que a organização entreviste prisioneiros de guerra "sem testemunhas" e que os encontros não sejam "indevidamente restringidas". A organização não especificou quantos prisioneiros de guerra estavam envolvidos.

Lusa

UCRÂNIA NAZI FAZ-SE SEMPRE DE VÍTIMA… MAS QUER A GUERRA*

Ucrânia queixa-se de "tratamento de segunda classe" por parte de alguns países da União Europeia

O ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba, criticou o que entende ser "tratamento de segunda classe" à Ucrânia por alguns países da União Europeia nesta quinta-feira, depois de o chanceler alemão Olaf Scholz ter afirmado que a tentativa do país devastado pela guerra se juntar ao bloco não pode ser acelerada.

"A ambiguidade estratégica sobre a perspectiva europeia da Ucrânia praticada por algumas capitais da UE nos últimos anos falhou e deve acabar", escreveu Kuleba no Twitter, referindo que isso "apenas encorajou" o presidente russo, Vladimir Putin.

FALÁCIAS DOS AMIGOS DOS EUA E INIMIGOS DO POVO UCRANIANO*

Ucrânia diz que Rússia falhou objetivos militares no leste do país

O Estado Maior das Forças Armadas da Ucrânia disse hoje que as forças russas falharam nas últimas horas objetivos militares, especialmente no leste do país, onde concentram a atual ofensiva.

"As forças de ocupação russas empreenderam operações ofensivas e de assalto em quatro frente orientais e não tiveram êxito", disse o Estado Maior das Forças Armadas de Kiev numa nota publicada hoje na plataforma digital Facebook e citada pela imprensa local.

O "comando russo" que atua nas zonas ocupadas de Donetsk pretende mobilizar estudantes universitários para que participem em ações de combate devido à falta de outros reservistas, referem os responsáveis militares ucranianos.

Em Donetsk e na região de Lugansk, as Forças Armadas da Ucrânia reclamam ter neutralizado 16 ataques russos e destruído oito tanques, 16 veículos blindados especiais e seis carros de transporte de tropas.

Lusa

A IMPORTÂNCIA DA GUERRA PARA A NATO É O DOMINIO DOS POVOS E DO MUNDO*

NATO destaca que a guerra mostra a importância da moral das tropas

O presidente do Comité Militar da NATO, almirante Rob Bauer, destacou hoje que a guerra na Ucrânia mostrou que a importância da moral das tropas nunca deve ser "subestimada".

A baixa moral do exército russo e a alta motivação dos soldados ucranianos, que defendem o seu país da invasão do Kremlin, foram fundamentais para a Ucrânia resistir e o fracassar em alguns dos ataques e planos militares de Moscovo.

"Se há uma coisa que a guerra na Ucrânia nos ensinou, é que nunca devemos subestimar a importância da moral. Os 3,2 milhões de homens e mulheres que servem esta aliança sabem exatamente pelo que estão a lutar: a proteção da nossa liberdade e democracia", declarou Rob Bauer no início da reunião hoje em Bruxelas dos chefes de Defesa da Aliança.

Rob Bauer sublinhou que a NATO adaptou-se "às novas realidades da parceria euro-atlântica e ao ambiente de segurança".

Lusa

UKRONAZIS VICIADOS NA SENDA DO ÁLCOOL E DA MORTE DE CIVIS*

Forças ucranianas acusadas de matar pelo menos um civil numa vila russa

O governador regional da região russa de Kursk acusou as forças ucranianas de terem bombardeado uma vila russa perto da fronteira entre os dois países durante a madrugada de quinta-feira.

O ataque terá abatido pelo menos um civil, anunciou Roman Starovoit no Telegram, dando conta de que os projéteis terão atingido uma fábrica de álcool na vila de Tyotkino.

Segundo informações preliminares, a vítima mortal é um motorista de pesados que fazia entregas a uma destilaria local que foi atingida "repetidamente", acrescentou Starovoyt.

O governador acrescentou que outras pessoas ficaram feridas e estariam a receber tratamento médico.

DRIBLES, ATAQUES, DEFESA E CONTRA-ATAQUES - A NOVELA DA GUERRA*

Ataques russos em Luhansk e Donetsk na útima noite

O governador de Luhansk, Serhiy Haidai, deu conta de ataques aéreos na última noite que atingiu áreas civis em Loskutivka, Katerynivka e Orikhove, tendo ainda cortado a energia em Lysychansk.

"16 ataques inimigos foram repelidos em Luhansk e Donetsk na noite passada. Oito tanques, 17 unidades de veículos blindados de combate, quatro veículos blindados especiais e seis veículos inimigos convencionais foram destruídos. As unidades de defesa aérea derrubaram um caça-bombardeiro Su-34 inimigo", escreveu no Telegram.

A ONU QUER SOL NA EIRA E CHUVA NO NABAL…*

ONU pede que Rússia permita exportações de cereais ucranianos e que alimentos e fertilizantes russos cheguem aos mercados mundiais

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu esta quarta-feira que a Rússia permita as exportações de cereais ucranianos, e ao Ocidente, que permita o acesso dos mercados mundiais aos fertilizantes russos, para combater de forma eficaz a crise alimentar mundial.

Guterres alertou que a crise gerada pela invasão russa à Ucrânia, que se soma às mudanças climáticas, à pandemia e às desigualdades crescentes entre os países, poderá durar anos. "Se não alimentamos as pessoas, alimentamos os conflitos", disse Guterres numa reunião convocada pelos Estados Unidos na ONU para analisar a segurança alimentar global.

"A Rússia deve permitir a exportação segura de cereais armazenados nos portos ucranianos", disse o secretário, afirmando que "podem ser exploradas" vias de "transporte alternativas" para a saída marítima dos cereais armazenados em particular nos silos de Odessa, "embora saibamos que não será suficiente para resolver o problema". Ao mesmo tempo, "os alimentos e os fertilizantes russos devem ter acesso completo e sem restrições aos mercados mundiais", pediu o chefe da ONU.

AFP

David Pereira | Diário de Notícias

* Subtítulos assinalados de autoria PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana