segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Cabo Verde: Primeiro-ministro felicita Jorge Carlos Fonseca por vitória nas Presidenciais




JSD - LUSA

Cidade da Praia, 22 ago (Lusa) -- O primeiro-ministro de Cabo Verde felicitou hoje Jorge Carlos Fonseca pela eleição, domingo, como Presidente cabo-verdiano, manifestando "inteira disponibilidade" para um relacionamento de "lealdade e colaboração institucionais".

Na mensagem, divulgada hoje à imprensa local e estrangeira, José Maria Neves, também líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, no poder desde 2001), salienta que os pressupostos desse relacionamento são "essenciais" à concretização das funções de cada um.

"Desejo, nesta oportunidade, endereçar-lhe as minhas mais vivas felicitações pela sua eleição para o alto cargo de Presidente da República, conquistando (...) a confiança da maioria dos eleitores cabo-verdianos", escreve José Maria Neves que, como líder do PAICV, sofreu a primeira derrota eleitoral em 10 anos -- três legislativas e duas presidenciais.

"Tenho por seguro que o dia de ontem (domingo) foi mais uma grande jornada de exercício pleno do poder e da liberdade de escolha democrática e, por este facto, tem a Nação cabo-verdiana justificadas razões para se regozijar", acrescentou o também líder do PAICV, que apoiou Manuel Inocêncio Sousa, candidato derrotado e que, na noite eleitoral de domingo, escusou-se a prestar declarações aos jornalistas.

"Apraz-me exprimir-lhe a minha inteira disponibilidade para, no respeito pela Constituição e pelos valores que orientam o nosso Estado de Direito Democrático, manter (...) o melhor relacionamento de lealdade e colaboração institucionais, fatores, aliás, essenciais à cabal realização dos encargos que cabem a cada um dos órgãos de soberania", concluiu.

Segundo os últimos resultados, Fonseca foi eleito presidente de Cabo Verde com 55,13 por cento dos votos, contra 45,87 por cento de Inocêncio, numa votação cuja abstenção, 40,3 por cento, diminuiu quase seis pontos percentuais em relação à da primeira volta, a 07 deste mês (46,8 por cento).

"Zona", "nominho" por que é conhecido localmente, vai tornar-se o quarto presidente em 36 anos de independência de Cabo Verde, após Aristides Pereira (1975/1991), António Mascarenhas Monteiro (1991/2001) e Pedro Pires (desde 2001 e que cessará funções em breve).

A tomada de posse do novo chefe de Estado cabo-verdiano, o primeiro a ser eleito com o apoio de uma força política que não está no poder, o Movimento para a Democracia (MpD, oposição), está ainda por marcar.

Fontes oficiais, porém, indicaram à Agência Lusa que tal deverá ocorrer em fins de setembro, quando o Parlamento se reunir em sessão extraordinária.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana