segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ÁFRICA DO SUL NEGA ENVIO DE AVIÃO PARA KHADAFI FUGIR




PO - TVI 24 - Notícia actualizada às 10h35

Violentos confrontos estão a ser travados em Trípoli e não se sabe onde Khadafi se encontra

Onde está Khadafi? Esta parece ser a grande questão numa altura em que há notícia de violentos confrontos em Trípoli. Durante a madrugada, Khadafi fez vários apelos ao povo, através da televisão, para que «salvassem Trípoli», mas o povo saiu para festejar e não lutar.

A imprensa internacional noticiou que dois aviões sul-africanos estariam em Trípoli para levar Muammar Khadafi, mas a ministra dos Negócios Estrangeiros daquele país negou-o esta manhã. Numa conferência de imprensa onde disse que a África do Sul não iria reconhecer o poder dos rebeldes (recorde-se que 32 países já o fizeram), Maite Nkoana-Masbane garantiu que o seu país não está a facilitar a saída do coronel de Trípoli.

Informações dão conta que o coronel estaria em conversações para se refugiar em África do Sul, mas fontes disseram à cadeia televisiva Al Jazeera que o Zimbabué e Angola são também opções possíveis.

Tanques abandonam complexo de Khadafi

Esta manhã foram vistos vários tanques a abandonar o complexo residencial de Muammar Khadafi, onde se travam violentos combates, numa altura em que as forças leais ao coronel controlam ainda 10 a 15 por cento de Trípoli, segundo disse esta segunda-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano.

O representante do Conselho Nacional de Transição em Londres refere que o controlo total de Trípoli deverá ocorrer dentro de «Horas» ou «dias».

Vários combates estão também a ser travados no sul da capital e cerca das 06:30 locais (05:30 em Lisboa) eram ouvidos tiros junto ao hotel Rixos, onde está alojada a imprensa internacional, de acordo com o repórter da AFP em Tripoli.

Obama diz que Líbia está «fugir das garras de um tirano»

Barack Obama, que se encontra de férias, divulgou um comunicado onde considerou que a situação na Líbia chegou a um ponto sem retorno e que «o tirano» deve partir. A Líbia está a «fugir das garras de um tirano», referiu.

A União Europeia (UE)já está a fazer planos para uma Líbia sem Khadafi e pediu ao coronel para abandonar o país. «Parece que estamos a assistir aos últimos momentos do regime de Khadafi e pedimos a Khadafi para se demitir sem mais demoras e evitar um banho de sangue», disse Catherine Ashton esta manhã. «Temos planos pós-Khadafi», disse ainda, citada pela agência Reuters.

Em apenas 24 horas, a coluna de guerrilheiros rebeldes conseguiu atingir o coração da capital. Durante a noite, os festejos na Green Square (Praça Verde) encheram o espaço, símbolo do regime de Khadafi. O local passou agora a chamar-se Praça dos Mártires (VÍDEO). Em Benghazi, milhares saíram à rua para celebrar a entrada na capital.

Dois filhos detidos

Esta noite, o representante do Conselho de Transição avançou em entrevista à Al Jazeera, que um dos filhos de Khadafi, Saif Al-Islam tinha sido capturado. Esta segunda-feira, será transferido para o Tribunal Penal Internacional, em Haia.

Outro dos filhos de Khadafi, Mohammed Al-Khadafi entregou-se aos rebeldes quando foi surpreendido pelos guerrilheiros, em sua casa, quando dava uma entrevista à Al Jazeera. A esta cadeia televisiva, Mohammed admitiu que tinha sido detido e estava em «prisão domiciliária».

Sem comentários:

Mais lidas da semana