segunda-feira, 29 de outubro de 2012

ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE CHINA E TIMOR-LESTE

 

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, José Luís Guterres e o embaixador da China em Timor-Leste, Tian Guang Fen assinaram um acordo de cooperação no salão de encontro do Ministério dos Negócios estrangeiros em Pantai Kelapa, Díli na passada quinta-feira.

O objectivo do acordo é facilitar a cooperação técnica, o apoio às ambulâncias e a construção do edifício da residência dos médicos chineses em Timor-Leste.

A China irá oferecer as ambulâncias aos hospitais. Timor-Leste irá oferecer o edifício de residência aos médicos chineses que estão a trabalhar no país”, indicou José Luís Guterres.

“Acredito que este processo será mais rápido. Porque a China sempre cumpriu aquilo que assinou e prometeu, e isto viu-se por exemplo na construção do edifício do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Palácio Presidencial, Quartel General das F-FDTL e mais outros edifícios”, salientou o Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Na mesma ocasião o embaixador China em Timor-Leste, Tian Guang Fen representando o Estado e o povo chinês, agradeceu ao povo de Timor-Leste que tem tido uma boa cooperação com a China no desenvolvimento de Timor-Leste.

O Estado chinês estará disponível para dar apoio ao Timor-Leste sempre que o país precisar.

SAPO TL com Suara Timor Lorosa’e
 

2 comentários:

Anónimo disse...

Este acordo faz com que Canberra vai ficar mais consternada. No tempo do governo de Alkatiri, acordos com a República da China tem causado problemas com Canberra a queixarem-se de falta de ‘consulta’. As consternações de Canberra não ficou por aí. Atravez do seu mídia, sobretudo, The Australian, exgiram a um ‘regime change’ em Timor-Leste em prol de um novo regime que iria dizer sim senhor xerife em Canberra. Para a surpresa dos próprios xerifes, encntraram num PM de Timor-Leste que não faria e nem irá fazer como eles dizem o querem. Ao fim ao cabo Timor-Leste é um país independente. Que Timor-Leste mantenha a dignidade de um país independente cuja independência custou a vida de quase de um terço da sua população.

Anónimo disse...

É necessário encontrar outras alternativas para desenvolver o petróleo e gás de Timor.

Mais lidas da semana