segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Obras de remodelação do aeroporto internacional de Díli devem começar em 2015

 

MSE – VM - Lusa
 
Díli, 29 out (Lusa) - As obras para aumento da pista no aeroporto internacional Nicolau Lobato, em Díli, Timor-Leste, devem começar em 2015, disse hoje o diretor-geral dos Transportes e Comunicações timorense, Fernando da Cruz.
 
"Atualmente, o processo ainda está em estudo. O nosso objetivo é que as obras comecem em 2015", disse aquele responsável, que falava na conferência nacional das infraestruturas.
 
Segundo Fernando da Cruz, as obras previstas pretendem qualificar o aeroporto Nicolau Lobato com padrões internacionais e aumentar a pista, que atualmente tem 1.150 metros, para 2.500 metros.
 
"Estamos a estudar o aumento da pista para o lado da ribeira ou para o lado do mar e a decisão vai ser tomada com base nos custos", explicou.
 
Com a pista de 2.500 metros, o aeroporto internacional Nicolau Lobato já pode receber aviões de categoria D, como por exemplo o airbus 330.
 
A conferência nacional das infraestruturas foi organizada em conjunto pelo Ministério das Obras Públicas e pelo Ministério dos Transportes e Comunicações e reuniu empresários, sociedade civil e deputados.
 
Durante o encontro, foram apresentados os grandes projetos do Governo timorense para os próximos cinco anos na área da construção das principais infraestruturas do país.
 
Além das obras no aeroporto, os responsáveis daqueles ministérios explicaram quais os objetivos do Governo no âmbito das estradas, portos, saneamento básico e energia, incluindo a renovável.
 
Em setembro, durante a apresentação do programa do Governo, o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, anunciou que os próximos cinco anos serão de "investimentos de grande escala" para a construção e reparação de infraestruturas, que inclui também intervenções em escolas e hospitais.
 

3 comentários:

Anónimo disse...

A ligação rodoviária entre Dili e Baucau é péssima, cheia de infinitas curvas e estrangula a economia do país

Anónimo disse...

Mas desenvolver o aeroporto também bom, só que muitas familias que vivem perto do aeroporto vão ter que abandoner as suas casas. Aqui soa qualquer como o pessoal que ocupava as casas da BRIMOB? O governo vai compensar, o bem conhecido de ‘ganti rugi’ aos donos dos terrenos e/ou casas. Mais problemas irão surgir daí…

Anónimo disse...

Mas que falta de visão com uma pista internacional em Baucau e querem gastar dinheiro em Dili. Mas então que é feito da descentralização? Dili não tem condiçoes para acolher este mega projecto pois é uma cidade esgotada em todos os sentidos... Mas que tristeza...

Mais lidas da semana