terça-feira, 22 de outubro de 2013

Brasil: Filme sobre Timor-Leste será exibido na Quarta Cultural deste dia 23

 

Unilab (br)
 
A Quarta Cultural Maciço de Arte deste dia 23 exibirá o documentário “Timor Lorosae – O massacre que o mundo não viu”, às 18h, no Anfiteatro do Campus da Liberdade. O evento, realizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), é aberto ao público.
 
O filme, dirigido e narrado por Lucélia Santos, conta a história de Timor-Leste, desde sua colonização pelos portugueses até a independência, passando pelo trágico período de ocupação indonésia. As cenas do documentário foram registradas no ano 2000.
 
Sinopse
 
Três meses após deixar de ser uma colônia portuguesa em 1975, Timor-Leste foi invadido pela vizinha Indonésia e seu povo sofreu durante 25 anos um dos massacres mais cruéis do século XX. O povo timorense resistiu bravamente às atrocidades cometidas pelo governo indonésio, sendo ignorados pela opinião pública internacional. Um terço da população foi assassinada durante sua luta pela independência. Após os timorenses terem finalmente confirmado sua soberania num plebiscito supervisionado pela ONU em 1999, as tropas indonésias deixaram sua última marca: queimaram 90% do país. Timor Leste – O Massacre Que o Mundo Não Viu conta toda essa história, mostra a realidade de Timor-Leste e a esperança de seu povo de um futuro melhor.
 
*Clicar para ampliar imagem
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana