terça-feira, 22 de outubro de 2013

SNOWDEN. FRANÇA CHOCADA COM DIMENSÃO DA ESPIONAGEM DA NSA

 


Joana Azevedo Viana com Lusa, em jornal i
 
Paris convoca embaixador dos EUA para pedir explicações sobre registo de mais de 70 milhões de telefonemas em 30 dias, incluindo de políticos
 
O primeiro-ministro francês disse-se ontem "chocado" com as informações divulgadas sobre espionagem norte-americana a chamadas telefónicas de cidadãos franceses.
 
"Estou profundamente chocado. É inacreditável que um país aliado como os Estados Unidos possa chegar ao ponto de espiar tantas comunicações privadas sem qualquer justificação estratégica, qualquer justificação de defesa nacional", disse , Jean-Marc Ayrault em Copenhaga.
 
O primeiro-ministro francês pediu aos Estados Unidos "respostas claras que justifiquem as razões pelas quais essas práticas foram utilizadas e, sobretudo, que criem as condições de transparência para que lhes seja posto termo". "É a própria base da confiança entre nós" que está em causa, acrescentou.
 
Questionado sobre se França vai interpelar o presidente norte-americano, Barack Obama, Ayrault afirmou que cabe ao presidente francês, François Hollande, "decidir as disposições que se impõem" e acrescentou: "Definitivamente, impõem-se medidas e elas serão tomadas". Até ao fecho da edição, mais nenhuma informação foi avançada.
 
Horas antes, o ministro dos Negócios Estrangeiros do país, Laurent Fabius, anunciou ter "convocado de imediato" o embaixador dos EUA em Paris para explicações. A representação diplomática americana na capital francesa negou, de imediato, que os EUA tenham estado envolvidos em qualquer tipo de ciberataque ao governo francês.
 
As declarações e acções dos dois ministros surgiram após a publicação de uma notícia ontem pelo jornal "Le Monde" a dar conta de que a Agência Nacional de Segurança (NSA) norte-americana fez 70,3 milhões de registos de dados telefónicos de franceses num período de 30 dias, entre 10 de Dezembro de 2012 e 08 de Janeiro de 2013.
 
Os milhões de escutas integram documentos confidenciais da NSA que o ex-consultor da agência, Edward Snowden, tem revelado nos últimos meses.
 
De acordo com os documentos fornecidos pelo norte-americano exilado em Moscovo, as gravações da NSA incluem escutas a suspeitos de terrorismo, bem como a políticos e agentes económicos, passando por artistas franceses e civis.
 
No artigo do "Le Monde" não é, contudo, especificado se o conteúdo das chamadas e mensagens de texto a que a NSA acedeu ficou armazenado nos servidores da agência ou se apenas os metadados, ou seja, os detalhes de quem participou nas chamadas ou trocas de SMS, foram arquivados. O diário francês também não explica se a operação US-985D continua em marcha.
 
França não é o primeiro país a mostrar-se desagradado com as revelações de programas de vigilância secretos das agências de informação norte-americanas. Em Setembro, após as primeiras revelações de Snowden sobre o PRISM e outros programas, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, cancelou aquela que seria a primeira visita de Estado aos EUA por um líder brasileiro em quase 20 anos, dizendo que primeiro há que restaurar a confiança no suposto aliado.

Leia mais em jornal i

 

Sem comentários:

Mais lidas da semana