sábado, 9 de novembro de 2013

EUA devem continuar a atualizar política em relação a Cuba – Obama

 


Os Estados Unidos devem continuar a atualizar a sua política em relação a Cuba comunista, disse na sexta-feira o presidente dos EUA, Barack Obama, num discurso em casa de um proeminente ativista cubano-americano.
 
A liberdade em Cuba virá do trabalho dos ativistas, mas os Estados Unidos podem ajudar de maneiras "criativas" e "atenciosas", disse Obama.
 
"E nós temos que continuar a atualizar as nossas políticas", disse Obama, falando durante uma angariação de fundos políticos na casa de Jorge Mas Santos, presidente da Fundação Nacional Cubano-Americana (CANF, na sigla inglesa).
 
"Tenham em mente que, quando Castro chegou ao poder, eu tinha acabado de nascer. A noção de que as mesmas políticas que colocámos em prática em 1961 podem ainda ser, de alguma forma, eficazes hoje, na era da Internet e do Google e das viagens pelo mundo, não faz sentido", considerou.
 
Washington rompeu relações diplomáticas com Havana em 1961 e declarou um embargo oficial a Cuba em 1962, depois de Fidel Castro ter tomado o poder, em 1959, e nacionalizado propriedades de norte-americanos.
 
A CANF, o principal grupo ativista cubano-americano, foi fundada pelo pai de Mas, Jorge Mas Canosa, e durante a liderança deste foi um bastião de políticas conservadoras e pró-republicanas.
 
No entanto, o filho, Mas Santos, um empresário das telecomunicações bem-sucedido, tem apoiado Obama nas suas candidaturas presidenciais de 2008 e 2012.
 
Sob Obama, os cubano-americanos podem viajar e enviar dinheiro para a ilha com mais facilidade e as restrições de correio foram atenuadas, embora os dois países ainda tenham de retomar relações diplomáticas plenas.
 
Obama chegou a Miami na sexta-feira, depois de visitar o porto de Nova Orleães, no Luisiana, e deve partir este sábado.
 
De acordo com o jornal Miami Herald, o presidente está em Miami para três angariações de fundos.
 
RCS // VC - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana