domingo, 13 de abril de 2014

Cabo Verde: A AMEAÇA DE GREVE DOS PATRÕES




Mário Silva – Expresso das Ilhas, opinião

Cabo Verde quer fazer história. E estória. Exactamente, meu amigo. A gente ouve e não percebe. Desconfia se ouviu bem. Procura ver o preto no branco. Para tirar dúvida. É verdade, meu amigo: os patrões cabo-verdianos ameaçam fazer greve. Onde é que já se viu? Melhor: onde é que já se ouviu uma coisa dessa?

A declaração pública de ameaça de greve foi proferida pelo patrão dos patrões. Um homem que foi à escola. Logo, sabe o que diz. Se o Governo não alterar o Código Laboral, para consagrar o que acham correcto; se o Governo não puser os sindicatos no seu devido lugar, por marcarem uma greve geral. Então, a ameaça de greve é legítima.

Assim se conta uma estória. Assim se faz história. A partir destas dez ilhas. Todos os livros sobre a greve serão revistos na próxima edição. Todos. Passa a constar que o direito à greve foi conferido aos patrões. Sim, se ameaçam fazê-lo, é porque têm esse direito.

Estamos a entrar numa nova era. A partir destasilhas de greve. Os magistrados já ameaçaram fazer greve. Várias vezes. Não se sabe muito bem quem são os seus patrões. Há gente que passa a vida em greve. Agora, é a vez dos patrões.

Uma homenagem justíssima ao Governo: nunca ameaçou fazer greve. O que é estranho, pois, o Ministro Primeiro já disse tudo o que se podia imaginar. Menos ameaçar o povo com greve. O que demonstra a originalidade e o perigo da ameaça dos patrões. Se der resultado positivo, o Governo poderá fazer o mesmo: ameaçar o povo com greve.

- Meu caro Joa Quim, achas que o Governo é capaz de seguir o exemplo dos patrões e ameaçar-nos com greve por tempo indeterminado, face a reivindicações populares?

sábado, 05 abril 2014 00:00

Sem comentários:

Mais lidas da semana