sexta-feira, 27 de junho de 2014

Cônsul de Portugal em Macau saúda instituições de ensino do português no mundo




Macau, China, 27 jun (Lusa) - O cônsul-geral de Portugal saudou hoje o trabalho das instituições que em todo o mundo promovem a língua portuguesa e que possibilitam que "todos os dias e cada vez mais cheguem novas gentes" ao Português.

Em declarações à agência Lusa, Vítor Sereno, que falava à margem da cerimónia na Escola Portuguesa de Macau (EPM) que assinalou os 800 anos da língua portuguesa, recordou que, em Macau, "o trabalho é repartido por diversas instituições como a EPM, o Instituto Português do Oriente, mas também o Instituto Politécnico e as Universidades".

"É no trabalho conjunto nos vários pontos do planeta que a língua portuguesa vai crescendo, se vai disseminando e vai conquistando a atenção de cada vez mais e mais pessoas nas mais diferentes latitudes e com os mais variados 'sabores'", disse ao vincar o português como uma "língua de vários povos com um tronco comum, mas com vivências distintas".

O diretor da Escola Portuguesa de Macau, Manuel Machado, manifestou-se orgulhoso por acolher a cerimónia que assinalou os 800 anos da língua portuguesa, e lembrou o papel da escola e dos professores na divulgação "não só da língua, mas também da cultura portuguesa".

Manuel Machado acrescentou que a EPM não é apenas uma instituição de ensino curricular, já que durante os meses de verão também ensina o português a alunos de outras instituições, como irá acontecer em breve com vários programas que envolverão cerca de 50 estudantes chineses que pretendem aprender o português.

Para o advogado Pedro Ribeiro e Castro, impulsionador da iniciativa em Macau, "ser falante de português é, hoje um precioso ativo e um importante cartão-de-visita".

"Macau é o melhor exemplo disso mesmo. Quase 15 anos após a transição, a Língua Portuguesa continua firme como língua oficial do Território e com cada vez mais pessoas a querer aprender. Não só os mais pequenos, como os alunos da Escola Portuguesa, mas também adultos".

Dois presidentes, dois primeiros-ministros e vários responsáveis políticos, músicos, escritores, professores e jornalistas contam-se entre os signatários do "Manifesto 2014 - 800 anos de Língua Portuguesa", que é oficialmente apresentado hoje.

O "Manifesto 2014 - 800 anos da Língua Portuguesa" é uma iniciativa que visa celebrar os oito séculos do português, tendo como base o testamento de D. Afonso II (1214), o mais antigo documento régio e oficial escrito em língua portuguesa.

A apresentação oficial do "Manifesto 2014" e da respetiva lista definitiva de subscritores vai decorrer no Padrão dos Descobrimentos, em Belém.

JCS (EJ/CSR) // APN - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana