sexta-feira, 27 de junho de 2014

Timor-Leste saúda manifesto para assinalar 800 anos de língua portuguesa




Díli, 26 jun (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, José Luís Guterres, classificou hoje de "excelente iniciativa" o manifesto para assinalar os 800 anos de língua portuguesa, já assinado pelos líderes dos órgãos de soberania do país.

"É uma iniciativa excelente. Nós em Timor-Leste vamos fazer os possíveis para que dentro de alguns anos seja uma língua falada em todo o território e que as novas gerações possam também comunicar em português", afirmou à agência Lusa o chefe da diplomacia timorense.

Segundo José Luís Guterres, o manifesto é uma forma de "honrar a língua portuguesa que hoje é falada em todos os continentes do mundo".

"É uma língua em crescimento e que continue a ter a importância crucial", sublinhou.

Em relação a Timor-Leste, o ministro explicou que o país começou a introduzir o português há algum tempo, mas falta aprofundar o ensino, porque há necessidade de um maior número de professores.

"Esperamos que nos próximos anos, os timorenses possam escrever os poemas e a literatura em língua portuguesa. Acredito que a língua portuguesa em Timor-Leste vai ser falada por mais gente", concluiu.

Na sexta-feira, assinalam-se 800 anos sobre o mais antigo documento oficial conhecido em língua portuguesa. Trata-se do testamento do terceiro rei de Portugal, Dom Afonso II.

MSE // APN - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana