sexta-feira, 27 de junho de 2014

Campanha anti-corrupção na China atinge líder do PC em Cantão




Pequim, 27 jun (Lusa) - O líder do partido comunista em Cantão, uma das mais prósperas cidades da China, próxima de Macau e Hong Kong, engrossou hoje a lista de quadros dirigentes chineses suspeitos de corrupção.

Wan Qingliang, de 50 anos, 1.º secretário do PCC em Cantão desde dezembro de 2011, "está a ser investigado por suspeita de graves violações da disciplina e das leis", anunciou a Comissão Central de Disciplina do partido.

Situada a cerca de 150 quilómetros de Macau, Cantão é a capital da província de Guangdong, considerada a "vanguarda da política de Reforma e Abertura" adotada pelo PCC em no final da década de 1970 e que transformaria a China na segunda economia mundial.

Dezenas de quadros dirigentes, alguns dos quais ministros, têm sido atingidos pela campanha anti-corrupção em curso na China desde que o atual presidente Xi Jinping assumiu a chefia do PCC, em novembro de 2012.

O mais alto de todos - Su Rong, ex-vice-presidente da Conferência Política Consultiva do Povo Chinês - foi afastado há apenas dois dias.

Depois de assumir o cargo de secretário-geral do PCC, o mais importante da China, Xi Jinping proclamou que a luta anti-corrupção ia "combater tanto as moscas como os tigres", indicando que "ninguém está acima da lei".

Até agora, Su Rong foi o mais alto líder afastado por corrupção, mas segundo relatos difundidos na imprensa de Hong Kong, outros "tigres" poderão vir a cair.

AC // APN - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana