segunda-feira, 21 de julho de 2014

CPLP: PR de São Tomé afirma que próxima cimeira vai mudar ADN da organização




Díli, 20 jul (Lusa) - O Presidente de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, afirmou hoje, em Díli, Timor-Leste, que a próxima cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai mudar o ADN da organização.

"Estou precisamente convencido que sim. Só o facto de vir tão longe até aqui é porque tenho a certeza que irá mudar o ADN da CPLP", afirmou Manuel Pinto da Costa, quando questionado pelos jornalistas sobre aquela mudança.

Segundo o chefe de Estado são-tomense, aquela mudança vai ocorrer "em todos os sentidos, sobretudo no aspeto económico".

"Fazer com que realmente os agentes económicos dos nossos países tenham uma atividade mais intensa, porque é através do casamento da economia que vamos salvaguardar os laços históricos e culturais entre os nossos países", sublinhou.

O Presidente são-tomense aterrou hoje, cerca de 17:30 locais (09:30 em Lisboa) em Díli, num avião da Guiné Equatorial, onde também viajou o ministro dos Negócios Estrangeiros daquele país, Agapito Mba Mokuy.

Nas declarações aos jornalistas, o chefe de Estado de São Tomé e Príncipe destacou a sua "alegria por ter oportunidade de pôr os pés em Timor-Leste".

"Nós, em São Tomé e Príncipe, sempre acompanhámos com muita atenção a luta de Timor e a sobrevoar a ilha vê-se que foi realmente uma luta muito dura. Trago a saudação do são-tomense ao povo de Timor e quero dizer ao povo timorense que o povo são-tomense continua firme junto do povo timorense", afirmou.

Manuel Pinto da Costa salientou também estar convencido de que durante a cimeira da CPLP serão dados "passos muito importantes para fazer da organização um instrumento de maior aproximação e maior desenvolvimento" entre os seus Estados-membros.

Timor-Leste assume a presidência da CPLP durante a cimeira de chefes de Estado e de Governo dedicada ao tema "CPLP e a Globalização", que se vai realizar no dia 23 em Díli, e que vai ficar marcada pelo regresso da Guiné-Bissau, após suspensão decretada na sequência do golpe de Estado de 2012, e da possível entrada da Guiné Equatorial na organização.

Além de Manuel Pinto da Costa, vão estar em Díli os chefes de Estado de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, Moçambique, Armando Guebuza, de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, e também da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang.

Angola vai estar representada pelo vice-presidente, Manuel Vicente, e o Brasil pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Alberto Figueiredo Machado.

A Guiné-Bissau vai estar representada pelo primeiro-ministro, Domigos Simões Pereira.

O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, também vai participar na cimeira da CPLP e realizar uma visita oficial entre os dias 24 e 25.

Segundo as autoridades timorenses, são esperadas mais de 800 pessoas na capital timorense, Díli, para participarem nos trabalhos da cimeira, que arrancou na passada quinta-feira com a reunião dos pontos focais da cooperação.

MSE // SO - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana