quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Crise política ameaça ano letivo de nove mil estudantes no centro de Moçambique



Nove mil alunos de Morrumbala, na província da Zambézia, centro de Moçambique, podem o ano letivo devido à crise política e militar entre o Governo e a Renamo, informam hoje as autoridades locais, citadas pela Rádio Moçambique.

De acordo com o porta-voz da direção provincial do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, Mahomed Ibraimo, o início do ano letivo, previsto para fevereiro, está comprometido para nove mil crianças entre a primeira e a sétima classe da localidade de Sabe, distrito de Morrumbala, devido ao clima de tensão que se instalou na região, com a presença das forças de defesa e segurança e o braço armado da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), maior partido de oposição.

Morrumbala foi recentemente um dos palcos das confrontações entre as forças de defesa e segurança e o braço armado da Renamo, que anunciara no ano passado a instalação de um quartel na região.

Mahomed Ibraimo sublinhou que as aulas só se iniciarão após a melhoria das condições de segurança, na medida em que o Ministério da Educação não quer colocar em risco a vida dos alunos e professores.

Moçambique vive uma situação de incerteza política há vários meses e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, ameaça tomar o poder em seis províncias do norte e centro do país, onde o movimento reivindica vitória nas eleições gerais de 2014.

O líder da Renamo não é visto em público desde 09 de outubro, quando a sua residência na Beira foi invadida pela polícia, que desarmou e deteve, por algumas horas, a sua guarda.

Nos pronunciamentos públicos que tem feito nos últimos dias, Dhlakama afirma ter voltado para Sadjundjira, distrito de Gorongosa, mas alguns círculos questionam a fiabilidade dessa informação, tendo em conta uma alegada forte presença das forças de defesa e segurança moçambicanas nessa zona.

A Frelimo e a Renamo têm vindo a acusar-se mutuamente de rapto e assassínio dos seus dirigentes.

A Renamo pediu recentemente a mediação do Presidente sul-africano, Jacob Zuma, e da Igreja Católica para o diálogo com o Governo e que se encontra bloqueado há vários meses.

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, tem reiterado a sua disponibilidade para se avistar com o líder da Renamo, mas Afonso Dhlakama considera que não há mais nada a conversar depois de a Frelimo ter chumbado a revisão pontual da Constituição para acomodar as novas regiões administrativas reivindicadas pela oposição.

Na quarta-feira o secretário-geral da Renamo, Manuel Bissopo, foi baleado por desconhecidos no bairro da Ponta Gea, centro da Beira¬, e o seu guarda-costas morreu no local.

EYAC (AYAC/HB/PMA) // EL - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana