segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Qassem Soleimani na Venezuela: motivo menos conhecido por trás de seu assassinato

Por que o major-general iraniano Qassem Soleimani foi assassinado pelos EUA? Sua visita à Venezuela em 2019 pode fornecer algumas respostas.

Hasan Illaik | The Creadle | # Traduzido em português do Brasil

Em 3 de janeiro de 2020, os militares dos EUA assassinaram o major-general iraniano Qassem Soleimani , comandante da Força Quds de elite no Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC), junto com seu companheiro, o vice-chefe das Unidades de Mobilização Popular do Iraque, Abu Mahdi al- Muhandis.

Três anos depois, os motivos dessa decisão – e seu momento – ainda estão sendo debatidos. As razões para o assassinato de choque dos EUA, no entanto, podem não estar relacionadas apenas ao papel de Soleimani em conflitos regionais, mas também podem resultar de sua crescente influência internacional.

Por que Soleimani foi assassinado?

Soleimani teria sido responsável por liderar o plano do Irã de cercar Israel com um arco de mísseis e drones de precisão na região da Ásia Ocidental – do Líbano à Síria, Iraque e Gaza, até o Iêmen – que foi visto pelas autoridades israelenses como uma ameaça existencial. ao estado judeu.

Os EUA há muito acusam Soleimani de estar por trás de grande parte da resistência que enfrentou após invadir o Iraque em 2003, além de supostamente ordenar operações contra as forças americanas no período que antecedeu seu assassinato.

O comandante da Força Quds – junto com Muhandis – foram críticos no esforço iraquiano para derrotar o ISIS, fora do controle e da agenda dos EUA e seus aliados regionais, que frequentemente usavam o grupo terrorista para garantir ganhos políticos e geográficos.

Além disso, os EUA mantiveram o Irã e, por extensão, Soleimani, responsáveis ​​pelo ataque iemenita às instalações de petróleo da Aramco na Arábia Saudita em 14 de setembro de 2019. O ataque da Aramco foi tão grande que interrompeu metade da produção de petróleo saudita e foi o maior de seus desde a invasão do Kuwait pelo ex-presidente iraquiano Saddam Hussein em 1990.

Um líder no Eixo da Resistência

Soleimani era o “chaveiro” no Eixo da Resistência, segundo um político árabe com fortes laços com os círculos de tomada de decisão em Washington e Riad.

“Hajj Qassem”, diz o político, era o único capaz de tomar decisões e depois implementá-las, o que é considerado uma “vantagem rara” entre os líderes. Ele foi capaz de alcançar resultados estratégicos significativos – rapidamente – movendo-se livremente e negociando diretamente com vários estadistas, milícias e movimentos políticos.

Exemplos disso são abundantes: o comandante da Força Quds  persuadiu o presidente russo Vladimir Putin em 2015 a intervir militarmente na Síria e organizou a complexa relação de 'inimigo' entre Turkiye e Teerã por meio do diretor de inteligência turco Hakan Fidan.

Soleimani desempenhou um papel fundamental na prevenção da queda de Damasco, manteve e desenvolveu vínculos importantes com o movimento de resistência libanês Hezbollah em Beirute, liderou uma campanha em toda a região para derrotar o ISIS e administrou com sucesso os delicados equilíbrios entre vários componentes políticos no Iraque. No Iêmen, ele foi capaz de fornecer ao movimento Ansarallah treinamento e armas que provavelmente mudaram o curso da agressão liderada pelos sauditas.

Juntos ou separadamente, os pontos acima mencionados fizeram dele um alvo de assassinato desejado tanto pelo governo dos EUA quanto pelo estabelecimento de segurança em Israel.

Uma visita à Venezuela

Pode haver, no entanto, fatores adicionais que contribuíram para a decisão dos EUA de assassinar Soleimani em 3 de janeiro de 2022. Enquanto alguns analistas citam, por exemplo, a invasão da embaixada dos EUA em Bagdá em 2019 por manifestantes três dias antes do assassinato extrajudicial, os EUA era improvável que os tomadores de decisão tivessem mobilizado seus assassinos em reação a esse incidente relativamente benigno.

Mais significativo para eles teria sido a viagem não anunciada de Soleimani à Venezuela em 2019, que cruzou as linhas vermelhas de Washington dentro de sua própria esfera geográfica de influência.

Sua visita ao país sul-americano foi revelada publicamente mais de dois anos depois pelo presidente venezuelano Nicolás Maduro, durante entrevista ao Al-Mayadeen em dezembro de 2021.

Maduro afirmou que Soleimani visitou Caracas entre março e abril de 2019, período durante o qual os EUA lançaram um ataque cibernético e de sabotagem à Venezuela, resultando em blecautes generalizados. Ele glorificou o general iraniano como um herói militar que “combateu o terrorismo e os criminosos terroristas brutais que atacaram os povos do Eixo de resistência. Ele era um homem corajoso”.

Embora Maduro não tenha revelado a data exata da visita, pode-se supor que tenha ocorrido em 8 de abril de 2019 e que Soleimani tenha embarcado no primeiro voo direto da companhia aérea iraniana Mahan Air entre Teerã e Caracas.

Naquela época, o ataque dos Estados Unidos a Caracas estava no auge: o reconhecimento de Juan Guaidó como presidente da Venezuela por Washington, amplas sanções econômicas e depois, no final de abril, a organização de uma tentativa de golpe que conseguiu apenas garantir a fuga do líder da oposição Leopoldo Lopez, apoiado pelos EUA, à embaixada espanhola.

Expansão dos laços militares com Caracas

Durante a visita de Soleimani a Caracas, a cooperação militar entre o Irã e a Venezuela provavelmente foi um dos principais tópicos de discussão. Antes de sua visita, Maduro havia anunciado o estabelecimento de “Unidades de Defesa Popular”, ou milícias revolucionárias, para manter a ordem diante das tentativas de golpe apoiadas pelos Estados Unidos.

Fontes iranianas e latino-americanas confirmam que Teerã teve um papel na organização dessas milícias. No entanto, a cooperação militar mais significativa entre os dois países tem sido no campo da industrialização militar.

Desde a gestão do ex-presidente Hugo Chávez, a Venezuela trabalha em um projeto para fabricar drones. Isso foi anunciado por Chávez em 13 de junho de 2012, observando que “estamos fazendo isso com a ajuda de diferentes países, incluindo China, Rússia, Irã e outros países aliados”.

Alguns meses antes, o comandante do Comando Sul do Exército dos EUA SOUTHCOM (sua área de responsabilidade atribuída inclui a América Central e do Sul), General Douglas Fries, falou sobre o mesmo projeto, minimizando sua importância ao afirmar que o Irã estava construindo drones com “limitado capacidades” na Venezuela para fins de segurança interna.

Desenvolvendo drones

Na verdade, o Irã, representado pela Força Quds de Soleimani, estava ocupado aumentando a cooperação militar com a Venezuela, desenvolvendo novas gerações de drones e fornecendo a Caracas peças sobressalentes para suas aeronaves americanas existentes. Curiosamente, o hasteamento da bandeira iraniana tornou-se rotina nas cerimônias militares da Força Aérea da Venezuela.

Em 20 de novembro de 2020, o presidente Maduro fez um discurso anunciando planos para produzir diferentes tipos de drones. Perto dele, em exibição, estava um modelo em miniatura de um drone que parecia ser o da aeronave iraniana “ Muhajer 6 ” que entrou em serviço no Irã em 2018.

Esta questão foi levantada pelo então ministro da Defesa israelense, Benny Gantz , ao receber os chefes de organizações judaicas americanas em fevereiro de 2022.

O legado de Soleimani na América Latina

Esses desenvolvimentos foram o resultado direto dos esforços de Qassem Soleimani. Um funcionário venezuelano confirmou ao The Cradle que o projeto de drones do país foi construído com total apoio iraniano: desde o treinamento de engenheiros até a criação de centros de pesquisa e fabricação, até a produção.

Em outubro de 2019, o comandante do Comando Sul dos EUA, almirante da Marinha Craig S. Faller, alertou que Rússia, China, Irã e Cuba estavam operando em capacidades variadas na área de responsabilidade do SOUTHCOM. Ele observou, especificamente, que a influência e a presença do Irã estão sendo sentidas na América do Sul.

Em março de 2020, o comandante do SOUTHCOM dos EUA repetiu o mesmo alerta, colocando o Irã no “topo da lista de países” que ajudaram a Venezuela a contornar as sanções dos EUA.

Os EUA há muito veem a América Latina como seu “quintal” e procuram impedir a influência de potências rivais ou hostis na região por meio de sua adesão à Doutrina Monroe . A influência de Soleimani no hemisfério ocidental pode ter sido vista como uma ameaça aos interesses dos EUA e um cruzamento dessa “linha vermelha”.

Seu papel em ajudar a Venezuela no desenvolvimento de capacidades militares, incluindo a produção de drones, foi visto em Washington como um salto qualitativo nas relações exteriores do Irã e provavelmente foi um fator na decisão de assassinar Soleimani.

Sem comentários:

Mais lidas da semana