segunda-feira, 25 de novembro de 2013

AFINAL CABINDA É UMA PROVÍNCIA OU COLÓNIA DE ANGOLA?

 

Folha 8 – 23 novembro 2013
 
Eduardo dos Santos é “engenheiro da morte”, disse um dirigente do PRS ao anunciar a participação na manifestação do 23.11. Ao mesmo tempo, o governo Provincial de Cabinda emitiu um comunicado onde proíbe a realização do protesto popular, por o regime do MPLA considerar, esta norma, apenas constitucional, no resto do território, pois lá, sempre que for um acto da oposição é ilegal, por não ter autorização das autoridades provinciais. E tem mais na musculatura das tropas do MPLA, que “administram” o território, caso persistam, eles deixam claro que podem soltar os cães de guerra, na companhia das brigadas especiais aí estacionadas.
 
É face a esta política discriminatória que o tom de tolerância vai subindo, ao ponto do PRS, já não ter muitas dúvidas: “o responsável principal pelas mortes de Cassule e Kamulingue é o chefe do executivo angolano. Aquele que foi efusivamente aclamado por arquitecto da paz revela agora o seu outro lado: O de engenheiro da morte,” assegura Sapalo António. E quando o governador em exercício em Cabinda, Otiniel da Silva, em comunicado diz que o Governo considera a manifestação ilegal e adverte para a possibilidade da intervenção policial em caso de desobediência, não deixa margens para dúvidas, sob a real natureza deste estado policial e de, afinal, Cabinda ser uma colónia, com leis diferentes das aplicadas nas restantes províncias.
 

1 comentário:

Orlando Castro disse...


Cabinda é, por enquanto, uma colónia de Angola. Mas, um dia destes, será com certeza o que o seu Povo quiser, provavelmente um país independente.

Mais lidas da semana