quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Moçambique: Afonso Dhlakama reaparece e diz que instabilidade militar vai acabar

 


O líder da Renamo, principal partido da oposição moçambicana, Afonso Dhlakama, deu a primeira entrevista desde que fugiu para local desconhecido em outubro, mostrando confiança na restauração da estabilidade política e militar no país até fevereiro.
 
Afonso Dhlakama não era visto em público desde o dia 17, três dias antes de o exército moçambicano atacar e ocupar o acampamento em que vivia há mais de um ano, no centro do país.
 
Desde o ataque de Sadjundjira, a Renamo diz que desconhece o paradeiro do seu líder, tendo surgido várias versões sobre a localização de Afonso Dhlakama, incluindo a de que podia estar fora do país, algures no Quénia, país que teve contactos com o movimento, quando ainda decorria a guerra civil moçambicana.
 
Em entrevista ao semanário Canal de Moçambique, que diz ter a entrevista gravada, mas não indica o local em que a mesma ocorreu, Afonso Dhlakama diz que vive perto de Sadjundjira e mostra-se confiante que Moçambique voltará a ter estabilidade política e militar até fevereiro.
 
"Este ano pode não ser, mas em janeiro ou fevereiro vamos ter paz. Eu estou convencido. A guerra dos 16 anos durou muito, porque não havia investimento estrangeiro", disse Afonso Dhlakama, aludindo à guerra civil moçambicana, que terminou com o Acordo Geral de Paz, em 1992.
 
"Os americanos estão a fazer a prospecção de gás e petróleo na Bacia do Rovuma. Mesmo os brasileiros, da Vale, e os australianos, da Rio Tinto, estão a gastar muito a investir. Várias prospecções estão a ser feitas por franceses, britânicos e portugueses", disse o líder da Renamo, referindo-se aos países que, na sua opinião, farão de tudo para que Moçambique não entre numa espiral de violência.
 
Moçambique passa pela sua pior crise política e militar desde a assinatura do Acordo Geral de Paz em 1992, com confrontos entre o exército e homens armados do principal partido da oposição, no centro do país, bem como ataques a alvos civis na região, que o governo atribui ao movimento.
 
Na entrevista ao Canal de Moçambique, Afonso Dhlakama nega que Moçambique esteja em guerra civil, considerando "negócio sujo" as escoltas militares à circulação no centro do país e declarando-se disposto a aceitar um "cessar-fogo".
 
"Eu gostaria que declarássemos cessar-fogo entre Muxúnguè, Chibabava, minha terra, até ao Rio Save, porque aquilo não significa nada; é só um negócio sujo, não serve para nada. Os camiões são obrigados a pagar aos militares para correrem e deixarem os carros sozinhos", afirmou o líder da Renamo.
 
O líder da Renamo diz que o ataque ao seu acampamento visava a sua morte, alertando para o risco de o país mergulhar numa nova guerra civil, caso seja abatido.
 
"O Dhlakama já tem 60 anos, mas tem rapazes que são generais com 35 anos, treinados pelo Dhlakama, que não haveriam de tolerar que me matassem", enfatizou o líder da Renamo.
 
A crise política, que deslizou depois para a instabilidade militar no centro do país, foi desencadeada por divergências em torno da legislação eleitoral, que a Renamo considera favorável à Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder.
 
O diferendo sobre a lei eleitoral levou a Renamo a boicotar as eleições municipais de 20 de novembro, o que ditou o desaparecimento do partido do mapa autárquico nacional e a emergência do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceiro maior partido, como segunda força política no plano autárquico.
 
Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana