quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

NAÇÃO ANGOLANA É EXPORTADORA DE ESTABILIDADE



Garrido Fragoso – Jornal de Angola

O embaixador da Alemanha, Rainer Muller, reconheceu ontem em Luanda o papel do Executivo na pacificação dos conflitos regionais em África, salientando que “Angola tem sido o país exportador da estabilidade na região”.

“Vimos com grande satisfação que Angola tem sido a exportadora da estabilidade na região e reconhecemos muito o papel do Executivo na pacificação dos conflitos regionais, sobretudo no continente africano”, afirmou Rainer Muller à imprensa, no final do encontro com o Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, no Palácio dos Congressos.

Rainer Muller defendeu a intensificação das trocas comerciais entre os dois Estados e prometeu trazer mais empresas alemães para Angola com a finalidade de criarem mais investimentos directos. “A minha ideia é trazer mais empresas alemãs para  produzirem mais bens e serviços locais”, afirmou o diplomata, acrescentando que de momento apenas quatro empresas alemãs produzem em Angola. 

Para o diplomata alemão, os investimentos directos de empresas alemãs devem ser mais alargados e espalhados no território angolano. Sublinhou que existem em Angola 20 empresas alemãs. Na Feira Internacional de Luanda (FIL) deste ano, a Alemanha vai ser um dos países de destaque. O embaixador da Alemanha prometeu trazer para o evento uma grande delegação empresarial, representando vários sectores da economia.

Apesar de não ter quantificado o valor das trocas comerciais bilaterais, o embaixador alemão lembrou que os angolanos importam da Alemanha diversos equipamentos, como máquinas de construção e viaturas. Angola exporta para Alemanha, sobretudo, o petróleo. As delegações mistas bilaterais vão reunir-se pela segunda vez em Luanda. O primeiro encontro decorreu naquele país europeu. Além da cooperação bilateral no sector económico, o diplomata também destacou as relações políticas e diplomáticas entre os dois Estados. 

“Trocas de visitas decorrem ao mais alto nível”, afirmou o embaixador, lembrando que no ano passado a Alemanha recebeu as visitas dos ministros das Relações Exteriores e da Defesa Nacional. Com o Presidente da Assembleia Nacional, o diplomata alemão disse ter concordado trabalhar para o estabelecimento regular da troca de experiências entre os Parlamentos dos dois Estados. “Falámos sobre as relações bilaterais, que são muito intensas e de longa data, mas que ainda têm espaço para serem melhoradas”, disse.

Foto: Santos Pedro

Leia mais em Jornal de Angola

Sem comentários:

Mais lidas da semana