segunda-feira, 22 de junho de 2015

Há cinco mil empresas portuguesas cujas exportações dependem só de Angola




Em Portugal, quase 9.500 empresas exportam para o mercado angolano, das quais mais de metade não exporta para nenhum outro país. Só no ano passado, 5.256 empresas dependiam a 100% de Angola para realizar as suas vendas para fora do país, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), apurados pelo Público.

Dada a crise económica que se faz sentir em Angola devido ao baixo preço do petróleo, fez com que as importações angolanas de produtos portugueses sofressem uma forte quebra. De acordo com dados do INE, mais de 5 mil empresas dependem inteiramente de Angola para garantir a exportação dos seus produtos.

Em declarações ao Público, Paula Carvalho, economista-chefe do gabinete de estudos económicos e financeiros do BPI, estas empresas “provavelmente passarão por dificuldades sérias, por dois motivos; por um lado, as necessidades de importações de Angola tenderão a reduzir-se, por força do encolhimento e dos condicionantes que afetam a procura doméstica; por outro lado, a queda das receitas petrolíferas denominadas em dólares, reflete-se em escassez da moeda e maior dificuldade em realizar pagamentos internacionais, pelo que haverá uma tendência para acumular atrasados”.

Até 5 de junho, eram mais de 300 as empresas que fizeram pedidos de adesão a linhas de financiamento criadas pelo Governo, de modo a aliviar a situação de tesouraria. O valor total dos pedidos de financiamento era de 121 milhões de euros.

Os dados do INE revelam ainda que existem mais de 600 empresas cujo grau de dependência do país Angolano ultrapassa os 90%. Para Paula Carvalho, a sobrevivência destas empresas depende do seu grau de resiliência, ou seja, “da folga acumulada nos bons tempos e capacidade de a utilizar numa conjuntura desfavorável, mas que deverá ser temporária”.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana