terça-feira, 3 de maio de 2011

Missão da CPLP vai a Malabo para avaliar estado de adesão -- Simões Pereira




LUSA

Lisboa, 03 mai (Lusa) -- Uma missão da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) desloca-se quarta-feira a Malabo com o objetivo de fazer uma "pré-avaliação do estado de adesão" da Guiné Equatorial ao bloco lusófono, adiantou à Lusa o secretário executivo da organização.

A missão da CPLP permanecerá no país até sexta-feira e "procurará sensibilizar as autoridades da Guiné Equatorial para a implementação dos pontos acordados no programa de adesão", revelou à Agência Lusa Domingos Simões Pereira, secretário-executivo daquela organização.

De acordo com este responsável, a missão também servirá para "dar continuidade às reuniões de concertação já havidas na sede da CPLP, em Lisboa, em novembro passado e março deste ano".

Domingos Simões Pereira reiterou que o principal objetivo da missão, que será chefiada pelo embaixador Luís Fonseca, embaixador de Boa Vontade da CPLP, passará por sensibilizar as autoridades da Guiné Equatorial "para as questões e expetativas que preocupam a comunidade lusófona, e que podem ser resumidos em três pontos".

"Gostávamos de ver respeitados os princípios e os estatutos da CPLP. Por outro lado, deixar claro que o esforço principal [no processo de adesão] deve ser da parte da Guiné Equatorial" adiantou.

Mas sobretudo, "mais do que uma afirmação de princípios e a subscrição destes elementos orientadores da nossa comunidade, queremos ver atos concretos e mudanças substantivas que possam facilitar a tomada de decisão pelas instâncias competentes", frisou o secretário executivo da CPLP.

Sem comentários:

Mais lidas da semana