terça-feira, 3 de maio de 2011

Timor Leste: Níveis de pobreza baixaram, mas ainda são elevados nas zonas rurais




MSO – LUSA

Díli, 03 mai (Lusa) -- As condições de vida dos timorenses melhoraram substancialmente desde 2007, mas cerca de 41 por cento da população rural continua na pobreza", conclui o Relatório de Desenvolvimento Humano 2011, lançado hoje em Díli.

O documento, apresentado hoje pelo Presidente da República, José Ramos-Horta, e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), é da autoria de um painel independente de peritos, com consultas e revisão pelo PNUD, Governo de Timor-Leste, e parceiros da sociedade civil.

Na apresentação do relatório, José Ramos-Horta sublinhou que não se trata de "uma Bíblia", nem as suas conclusões são dogmáticas, constituindo antes um instrumento sobre o qual os decisores políticos se devem debruçar.

Ele próprio apontou exemplos de comparações com que não está de acordo. Referiu-se nomeadamente ao investimento na educação, comparativo com países como a Tailândia e o Vietname, quando no caso da Tailândia não há grandes problemas de infraestruturas, porque já tem aeroportos, eletricidade ou pontes, enquanto Timor-Leste, se não investir na melhoria das sua rede viária, as populações rurais como Aileu ou Ainaro continuarão sem transportes capazes.

Por outro lado, vincou o Presidente, em relação ao desafio da educação, uma taxa de matrícula de alunos no ensino de 80 por cento não significa qualidade da escola e dos professores.

"O número de estudantes aumenta, mas isso não significa que vão ter sucesso, porque para isso precisam de ter escolas boas, com água e eletricidade, bons livros, e já sabemos que a educação é um dos desafios mais difíceis de resolver", disse.

1 comentário:

Anónimo disse...

Já pensaram em construir uma ferrovia ligando Dili a Aileu? Tal iniciativa aliviaria as péssimas estradas de Timor e reduziria o custo do frete.

Mais lidas da semana